O Grêmio voltou a ganhar no Brasileirão 2019, depois de três empates e duas derrotas, com os 2 x 1 da noite deste penúltimo sábado (24) de agosto, em Porto Alegre, sobre o Atlético Paranaense, que completou 36 anos sem vencer o Grêmio como visitante pelo Campeonato Brasileiro. A última vitória (2 x 1) foi em 27/2/1983, no antigo Estádio Olímpico.

COINCIDÊNCIA – Os dois primeiros gols foram marcados aos três minutos. Luan fez 1 x 0 Grêmio, com assistência de Thaciano, e Rony, em belo voleio de canhota, empatou aos três do segundo tempo. Thaciano, aos sete, marcou de cabeça o gol da vitória, que o Grêmio poderia ter ampliado, mas Diego Tardelli bateu mal o pênalti aos 28 e facilitou a defesa do goleiro Santos.

GRÊMIO 2 x 1 FURACÃO foi a vitória de número 79 dos times com o mando de campo, em 152 jogos do Brasileirão 2019, que registra 354 gols, média de 2.32 gols por jogo. Foi o jogo de número 28 que terminou 2 x 1, segundo placar mais registrado: o primeiro é 1 x 0 em 34 jogos, o último neste sábado (24), na vitória do Bahia sobre o Atlético, em Belo Horizonte.

ANTES DE GANHAR neste sábado (24) do Atlético Paranaense, o Grêmio ficou cinco jogos sem vencer no Brasileirão 2019: 1 x 1 Palmeiras, 1 x 3 Flamengo, 3 x 3 Chapecoense, 0 x 0 CSA e 1 x 1 Internacional. Foi a quarta vitória em oito jogos na Arena Grêmio. Os dois próximos jogos serão fora com São Paulo e Cruzeiro, e o último do turno em casa com o Goiás.

GRÊMIO – Julio Cesar, Rafael Galhardo, Paulo Miranda, David Braz e Juninho Capixaba; Rômulo, Thaciano e Luan (Darlan, 46 do segundo tempo); Luciano (Patrick, 25 do segundo tempo), Diego Tardelli (Michel, 37 do segundo tempo) e Pepê. Técnico – Renato Portaluppi. O Grêmio termina a rodada em décimo primeiro com 21 pontos.

ATLÉTICO – Santos, Khellven, Lucas Halter, Leo Pereira e Marcio Azevedo (Abner, 40 do segundo tempo); Wellington (Tomas Andrade, 24 do segundo tempo), Bruno Guimarães e Leo Cittadini; Vitinho (Braian Romero, 32 do segundo tempo), Marcelo Cirino e Rony. Técnico – Tiago Nunes. O Furacão termina a rodada com 22 pontos em nono lugar, após a oitava derrota em 16 jogos. 

QUATRO CARTÕES – O árbitro Bruno Arleu Araújo, da Federação do Rio de Janeiro, teve boa atuação e advertiu com cartão amarelo Juninho Capixaba, Rômulo e Luciano. O único advertido do Atlético foi o zagueiro Leo Pereira, fora do próximo jogo com o Ceará, sábado (31), em Curitiba. Depois o Atlético terminará o jogo jogando fora com o Santos e em casa com o lanterna Avaí. R$355.594,00. 10.788 pagantes na Arena Grêmio.

LIBERTADORES – O Grêmio volta a campo na próxima terça (27) para o segundo jogo com o Palmeiras, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pelas quartas de final da Libertadores. Como perdeu (1 x 0, gol de Gustavo Scarpa) em Porto Alegre, precisa de vitória por dois gols para passar às semifinais. Se vencer por um gol, decide em pênaltis. 

Foto: Fox Sports