VICE-CAMPEÃO DA SÉRIE B EM 2022, em seu terceiro rebaixamento em 118 anos de história, o Grêmio venceu o Santos no único 1 x 0 da rodada de abertura da Série A de 2023 do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (16), no estádio Alfredo Jaconi, de Caxias do Sul, na Serra gaúcha. O gol foi do lateral-direito paulista João Pedro, de 26 anos, o primeiro com a camisa do hexacampeão gaúcho, aos 43 minutos do 1º tempo.

O GRÊMIO TEVE A CHANCE do 2º gol, aos 8 minutos do 2º tempo, quando o árbitro Wilton Sampaio marcou o pênalti de Messias em Cristaldo, mas o uruguaio Luis Suarez isolou na cobrança, por cima do travessão. Foi o terceiro pênalti que perdeu em 16 jogos pelo Grêmio, mas converteu o mais importante, que valeu o hexacampeonato gaúcho na final com o Caxias. Os outros dois perdidos foram nos jogos com o Ferroviário, pela Copa do Brasil, e Ypiranga, pelo Gaúcho.

EMBORA ALEGRE com a vitória, o técnico Renato Portaluppi criticou a CBF: “Queremos entrar com tudo no Brasileiro, mas a CBF não pode beneficiar A, B ou C no calendário. O Grêmio vai jogar com o Cruzeiro, volta para jogar com o ABC e atravessa o Brasil para o jogo com o Cuiabá. Com viagens, jogos 5ª e domingo, o time não tem descanso nem eu tenho tempo para treinar o time. Se eu colocar time reserva, vão dizer que estou largando o Brasileiro”.

COM VITÓRIAS DO GRÊMIO e do Vasco, 50% de aproveitamento na volta dos quatro primeiros da Série B de 2022. O Bahia levou a virada do Bragantino, e o Cruzeiro, outro visitante, também perdeu por 2 x 1 para o Corinthians.

Foto: OGol