O zagueiro Ruben Dias, de 23 anos, 1,87m, despediu-se hoje (26) do Benfica, marcando de cabeça o primeiro gol da vitória (2 x 0) sobre  o Moreirense, no estádio da Luz, ao subir entre os zagueiros, após escanteio sob medida de Everton, ex-Grêmio. Para os observadores, o Manchester City deu uma autêntica perna de anão no Benfica, pagando 55 milhões de euros por um jogador de 23 anos, e ainda incluindo na transação o zagueiro argentino Nicolás Otamendi, nove anos mais velho (32), por 15 milhões.

NO SUFOCO – O Benfica aceitou a transação, segundo dirigentes do próprio clube, por estar em situação financeira complicada, após perder a vaga na Liga dos Campeões para o grego PAOK. Os 55 milhões que receberá da venda de Ruben Dias para o City servirão para cobrir compromissos. Revelado pelo Estrela da Amadora, Ruben Dias estava desde 2017 no Benfica e se despediu marcando o décimo segundo gol em 137 jogos. Ele disputou cinco categorias – sub-16 a sub-21 – pela seleção, e na principal, em 19 jogos, sempre muito elogiado pelo técnico Fernando Santos, foi campeão da Liga das Nações em 2018-2019.

IRRITADO – Depois da goleada (5 x 1) na estreia sobre o Famalicão, fora de casa, o Benfica fez hoje (26) o primeiro jogo no estádio da Luz desde a volta do técnico Jorge Jesus, agitado e irritado à beira do campo, porque o time criou mais de 40 chances e só fez dois gols, embora o goleiro Mateus Pasinato, catarinense de 28 anos, 1,92m, emprestado pelo XV de Piracicaba, tenha sido o melhor do Moreirense, do técnico português Vítor Campelos, de 45 anos, natural de Guimarães.

HARRIS SEFEROVIC, suíço de 34 anos, 1,90m, foi o autor do segundo gol do Benfica, aos 34 do segundo tempo. Seferovic foi o artilheiro do campeonato português que o Benfica conquistou em 2018-2019, marcando 23 gols. O segundo gol dos 2 x 0 sobre o Moreirense foi o quadragésimo quarto em 127 jogos desde 2017, quando chegou a Lisboa, comprado do alemão Eintracht Frankfurt. Pela seleção suíça, desde 2013, ele marcou 19 gols em 66 jogos.

GOLEADA DO CAMPEÃO – Uma semana depois de estrear vencendo (3 x 1) o Braga, no estádio do Dragão, o campeão FC Porto foi hoje (26) ao estádio do Bessa e goleou (5 x 0) o Boavista, que na estreia havia empatado (3 x 3) com o Nacional, na Madeira. Todos os gols no segundo tempo, o primeiro do mexicano Jesus Corona logo aos dois minutos. Sergio Oliveira fez o segundo aos 14 e deu assistência para o terceiro, aos 22, do malinês Marega, que também marcou o quarto aos 29 minutos. Quase no final, o colombiano Luis Diaz fechou a goleada do time comandado pelo técnico Sergio Conceição, de 45 anos.

PRESSÃO FORTE – Depois de quatro temporadas bem-sucedidas, com 23 gols em 190 jogos, o lateral-esquerdo Alex Telles, de 27 anos, gaúcho de Caxias do Sul revelado no Juventude, está pressionando o FC Porto a reduzir o preço de sua transferência porque tem interesse em assinar com o Manchester United. Convocado para os dois primeiros jogos da seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2022, ele espera que o acerto entre o Porto e o Manchester United aconteça até a próxima quarta (30).

Foto: Yahoo Sports