Escolha uma Página

Tn.com

O técnico espanhol Josep Guardiola, de 48 anos, igualou a marca de 25 títulos do português José Mourinho, de 55 anos, atualmente sem clube, ao ganhar neste último domingo (24) de fevereiro, a Copa da Liga Inglesa, com a vitória do Manchester City sobre o Chelsea – 4 x 3 nos pênaltis, após 0 x 0 em 120 minutos -, diante de 90 mil torcedores, lotação completa do estádio de Wembley, nos arredores de Londres.

PERTO DE SCOLARI – Guardiola está a um título de igualar os 26 ganhos pelo técnico gaúcho Luis Felipe Scolari, campeão do mundo em 2002 e campeão brasileiro em 2018 com o Palmeiras, vaiado após o 0 x 0 de sábado (23) com o Santos, na Allianz Arena, em jogo do Campeonato Paulista. O técnico recordista de títulos é o ex-atacante escocês Alex Ferguson, hoje aos 77 anos, que se aposentou ao completar 1.500 jogos no comando do Manchester United, entre 1986 e 2013, com 49 títulos conquistados.

À frente de Guardiola e Mourinho, ainda estão o técnico romeno Mircea Lucescu, de 73 anos, que dirige a seleção da Turquia desde 2017, com 32 títulos, e o ex-técnico da Ucrânia, Valery Lobanowskiy – 1939 – 2002 -, que ganhou 30 títulos.

OS BRASILEIROS – Na cobrança dos pênaltis, em que o Manchester City ganhou (4 x 3) a Copa da Liga Inglesa, o goleiro Ederson, reserva da seleção brasileira, defendeu o chute forte e colocado do apoiador Jorginho, ex-Napoli. O zagueiro David Luiz, ex-seleção, acertou a trave. Converteram para o Chelsea, Azpilicueta, Emerson e Hazard, e para o City, Gundogan, Bernardo, Aguero e o inglês Sterling, que marcou o gol do título. 

DRAMA E REVOLTA – Há duas semanas, pelo Campeonato Inglês, o Chelsea foi goleado (6 x 0) pelo Manchester City, que aos 25 minutos já havia feito 3 x 0. Na decisão deste domingo (24), o técnico italiano Maurizio Sarri, napolitano de 60 anos, armou um bloqueio e saiu bem nos contra-ataques. Pouco antes do fim do jogo, ele não esperava que o goleiro espanhol Kepa, de 23 anos, 1,86m, se recusasse a ser substituído por Wilfredo Caballero, reserva da Argentina na Copa de 2018, e foi à loucura.

Kepa é o goleiro mais caro da história do futebol inglês e foi titular da seleção da Espanha na Copa de 2018. Pouco antes do início da temporada, o Chelsea – do bilionário russo Roman Abramovic, de 52 anos, com fortuna avaliada em 20 bilhões de euros (o equivalente a mais de 800 bilhões de reais), pagou a multa de 80 milhões de euros para tirar Kepa do Atlético de Bilbao.

OS CAMPEÕES – Dos brasileiros do Manchester City, só o atacante Gabriel Jesus não entrou em campo. O time teve Ederson, Zinchenko, Laporte (Kompany), Otamendi e Walker; Fernandinho (Danilo), David Silva (Gundogan) e De Bruyne; Sterling, Bernardo e Aguero. Técnico – Josep Guardiola. O City ainda pode ganhar em 2018-19, a Copa da Inglaterra e a Premier League, em nível técnico, e também a Liga dos Campeões da Europa, o maior torneio de clubes do mundo.

UM PONTO – Como se não bastasse a alegria pela conquista da Copa da Liga Inglesa, o Manchester City também comemorou o 0 x 0 do Liverpool, fora de casa, com o Manchester United, no estádio Old Trafford, porque a diferença caiu para apenas um ponto. O Liverpool tem 66 e o City 65, mais distantes também do terceiro colocado, Tottenham, de Londres, com 60 pontos, que perdeu (2 x 1) fora de casa para o Burnley. 

FIRMINO DE MULETAS – O atacante alagoano Roberto Firmino, do Liverpool, saiu de muletas aos 35 minutos do primeiro tempo do 0 x 0 deste domingo (24) com o Manchester United. Firmino será reavaliado da pancada que levou no tornozelo para saber se poderá jogar quarta (27), em Liverpool, com o Watford, sétimo colocado. Ele passa a ser dúvida também na lista do técnico Tite, que convoca na próxima quinta (28) a seleção para os amistosos de março – 23 com o Panamá e 26 com a República Tcheca -, como preparação para a Copa América, no Brasil, entre 14 de junho e 7 de julho.

Fotos: Manchester Evening News , Yahoo , The Daily Mail , The Telegraph e Sky Sports