A VITÓRIA DO MANCHESTER CITY sobre o Bayern por 3 x 0, na noite desta 3ª (11), com 55 mil torcedores no Etihad Stadium, deixou Josep Guardiola ainda mais perto da Liga dos Campeões, único título que lhe falta na carreira de técnico campeão no Barcelona, Bayern e no City. No jogo de volta com o ex-clube, dia 19, na Allianz Arena, em Munique, o City pode perder por dois gols, que estará nas semifinais.

O MANCHESTER CITY já saiu para o intervalo com 1 x 0, gol do meia espanhol Rodri, de 26 anos, comprado do Atlético de Madrid por 70 milhões de euros em 2019. No 2º tempo, o meia português Bernardo Silva, de cabeça, fez 2 x 0 aos 25, após lançamento de Haaland, que marcou o 3º gol aos 31, em sua primeira vitória sobre o Bayern, após sete derrotas quando jogava pelo Borussia Dortmund. Foi o 11º gol de Haaland na Champions.

O GOLEIRO EDERSON, paulista de 29 anos, 1,88m, teve atuação segura, com uma sucessão de defesas firmes. Ele está na sexta temporada no City, comprado do Benfica por 40 milhões de euros, em junho de 2017. O técnico Guardiola só fez uma substituição: Julian Alvarez, meia argentino, campeão do mundo, no lugar do belga De Bruyne, que torceu o tornozelo e saiu mancando, passando a ser dúvida para os próximos jogos.

QUESTIONADO por ainda não ter conseguido ganhar a Liga dos Campeões, mesmo com grandes elencos, como os que teve no Barcelona e no Bayern, e agora tem no City, Guardiola citou um grande campeão: “Michael Jordan, o melhor do basquete em todos os tempos, só ganhou seis títulos em 16 temporadas, o que basta para mostrar que é muito difícil ganhar na elite. Guardiola foi tricampeão no Barcelona e no Bayern, e bicampeão no City. Falta-lhe a Orelhuda.

ALÉM DE BERNARDO SILVA, no vaivém do ataque e defesa, outro português se destacou: o zagueiro Ruben Dias, compondo com o inglês John Stones, uma zaga muito firme. Na equipe do Bayern, o goleiro suíço Yan Sommer teve boa participação, mas jogadores do nível do lateral Benjamin Pavard, dos meias Kimmich e Goretzka, e dos atacantes Coman, Sané e Gnabry, substituído por Thomas Muller, não corresponderam.

CITY 3 x 0 BAYERN teve atuação segura do árbitro espanhol Jesus Gil Manzano, de 39 anos, desde 2014 na Fifa. Ele marcou 19 faltas (11 do City) e só fez três advertências com cartão amarelo, punindo Bernardo Silva e Davies, do City, e Pavard. Os analistas ingleses consideraram o jogo de intensidade moderada, admitindo que Guardiola está procurando dosar as energias da equipe, que também na reta final do campeonato e com chance de título.

OS OUTROS DOIS JOGOS DE IDA serão disputados nesta 4ª feira (12), com o londrino Chelsea visitando o Real Madrid, maior campeão da Liga dos Campeões com 14 títulos, no estádio Santiago Bernabeu, e o líder Napoli, virtual campeão italiano de 2022-23, recebendo o Milan, sete vezes campeão e segundo com mais títulos da Liga dos Campeões.

Foto: Molly Darlington/Reuters e Premier League