O TÉCNICO ESPANHOL Pep Guardiola, de 54 anos, sofreu neste domingo (2) a maior goleada, desde que assumiu o Manchester City em 2016-17, por 5 x 1 para o Arsenal, no Emirates Stadium, em Londres. As anteriores mais duras foram por 4 x 0 para Everton, Tottenham, e Barcelona, na Champions.

OS ANALISTAS ingleses classificaram como “catastrófico” o 2º tempo do City, que já saiu para o intervalo perdendo (1 x 0). Os destaques do Arsenal, do técnico espanhol Mikel Arteta, foram os jovens atacantes Lewis-Skelly, de 18 anos, autor do 3º gol, e Ethan Nwaneri, de 17, que fechou a goleada.

ÚNICO A GANHAR quatro vezes consecutivas a Premier League, Guardiola é o 4º do atual campeonato, com menos 15 pontos que o líder Liverpool (56) e 9 que o vice-líder Arsenal (50), cuja torcida debochou muito dos jogadores do City, especialmente de Haaland, durante e depois do 5 x 1.

OUTRO TÉCNICO muito criticado, tanto na Inglaterra quanto em Portugal, é o lisboeta Ruben Amorim, de 40 anos, tão bem-sucedido no Sporting, após a 11ª derrota do 13º Manchester United, em casa, por 2 x 0 para o londrino Crystal Palace, neste domingo (2), no estádio Old Trafford.

NA ESPANHA, com o 18º gol do artilheiro Lewandowski, o Barcelona venceu em casa o Alavés por 1 x 0 e ficou a 4 pontos do líder Real Madrid (49), que perdeu ontem (1) para o Espanyol (1 x 0) e fará o clássico da próxima rodada, em casa, com o vice-líder Atlético de Madrid (48).

NA ITÁLIA, o Napoli manteve a liderança com 54 pontos, após 1 x 1 com a Roma, mesmo placar do superclássico em Milão, onde a vice-líder Inter (51) empatou nos minutos finais com o Milan, 8º com 35 pontos. Em outro 1 x 1, com o Torino, a Atalanta manteve o 3º lugar com 47 pontos.

EM PORTUGAL, o Sporting venceu em casa o Farense (3 x 1) e manteve seis pontos de vantagem sobre o Benfica (44), que ganhou fora de casa (3 x 0) do Estrela da Amadora. O Porto, 3º com 41 pontos, completa a 20ª rodada, amanhã (3), com o Rio Ave (10º), na visita ao estádio dos Arcos, em Vila do Conde.

Foto: GLYN KIRK e METRO