Escolha uma Página

A Bola Brasil

Uma semana depois de ter sido vendido por R$22 milhões pelo Flamengo ao Henan Jianye, o atacante Henrique Dourado, de 29 anos, fraturou a tíbia direita aos 41 minutos do jogo de estreia no Campeonato Chinês, 14 minutos após marcar o gol do jogo que terminou 1 x 1 com o Dalian Yifang. Dourado sofreu falta dura de Qin Sheng, capitão do time, que pouco depois foi visitá-lo no hospital para lamentar e pedir desculpa. Dourado já havia sido atingido pelo zagueiro Yang Shanping, que foi expulso.

24 BRASILEIROS – Henrique Dourado, ainda sem previsão dos médicos quanto ao tempo de recuperação após a cirurgia, é um dos 24 brasileiros entre os 74 estrangeiros do Campeonato Chinês de 2019, iniciado neste primeiro fim de semana de março. Mas ele não está entre os mais caros, bastando citar que o belga Yannick Carrasco, de 25 anos, que fez o gol de empate (1 x 1) do Dalian Yifang, custou 30 milhões de euros, mais de cinco vezes o valor pago pelo Henan Jianye ao Flamengo por Dourado (R$22 milhões).

SAÍDA E CHEGADA – As saídas mais lamentadas pelos torcedores chineses foram as de Ricardo Goulart, emprestado ao Palmeiras, e Diego Tardelli, cedido ao Grêmio. Alexandre Pato tentou deixar o Tianjin, mas não houve interesse de outro clube. Entre os que chegaram, o atacante santista Leo Baptistao, que era do Espanyol de Barcelona e foi comprado pelo Wuham Zall, e Marcão, artilheiro na Coreia do Sul, comprado pelo Hebei Fortune.

MAIOR PLACAR – O meia Oscar, que está na China depois de anos na Inglaterra – seleção brasileira na Copa de 2014 -, marcou o primeiro gol do Campeonato Chinês de 2019, na goleada (4 x 0) da última sexta (1), no clássico Shangai SIPG 4 x 0 Shangai Senhua. Com ele, jogam Hulk e Elkeson (ex-Botafogo). O meia Renato Augusto, que perdeu espaço na seleção, fez o gol da vitória (1 x 0) do Beijing Guoan sobre o Wuhan Zall. 

OS EUROPEUS – O meia checo Marek Hamsik, de 31 anos, maior goleador da história do Napoli, é uma das novidades do Dalian Yifang, que empatou neste domingo (3) com o time de Henrique Dourado. Outro contratado é o ganês Emanuel Boateng, de 22 anos, tido como grande promessa de artilheiro. O Dalian Yifang é o time mais novo da China, criado em 2009, tem o técnico alemão Bernd Schuster, um estádio moderno com 61 mil lugares e apenas um sul-americano, o meia argentino Nicolás Gaitan.