O ESTÁDIO NACIONAL DE SANTIAGO, ao pé da Cordilheira dos Andes, maior formação montanhosa do mundo, que passa por sete países da América do Sul, onde Chile e Brasil jogam na noite de hoje (10), tem fatos marcantes da história, e não apenas da história do futebol.

DEPOIS DO CENTENÁRIO, em 1930, onde o Uruguai ganhou a primeira Copa, e do Maracanã, em 1950, onde o Brasil foi o primeiro a perder uma final em casa, o Estádio Nacional de Santiago foi o terceiro de uma decisão, em que o Brasil (1958-1962) se igualou à Itália (1934-1938), únicas seleções campeãs do mundo duas vezes consecutivas.

O QUE NEM TODOS SABEM é que o Estádio Nacional de Santiago foi inaugurado pelo São Cristóvão de Futebol e Regatas, no domingo, 4 de dezembro de 1938, em amistoso com o Colo-Colo. Doze anos antes, o time da Rua Figueira de Melo 200, havia sido campeão carioca em 1926.

NA TERCEIRA COPA DO MUNDO, em 1938, o São Cristóvão tinha o meia Afonsinho, o ponta Roberto e o técnico Ademar Pimenta, na seleção que conseguiu então a melhor classificação, ao vencer a Suécia (4 x 2) na decisão do 3º lugar, e o primeiro artilheiro, Leônidas da Silva (8 gols).

NA INAUGURAÇÃO do Estádio Nacional de Santiago, o Colo-Colo venceu o São Cristóvão (6 x 3), que chegou a empatar, depois de sair para o intervalo perdendo (3 x 0). Afonsinho, Roberto, autor do 3º gol, e o técnico Ademar Pimenta participaram do evento histórico.

A SELEÇÃO BRASILEIRA atenuou em parte a decepção de 1950 no Maracanã, ao ganhar invicta o Pan-Americano de 1952, no Estádio Nacional de Santiago, com 3 x 0 na final com o Chile, e 4 x 2, de virada, na semifinal com o Uruguai, que havia silenciado o Maracanã, na virada (2 x 1) da final do domingo, 16 de julho, da Copa de 50.

O ESTÁDIO NACIONAL DE SANTIAGO também é parte sombria da história do Chile, como o maior centro de detenção e tortura do sangrento regime militar que o general Augusto Pinochet liderou por 17 anos, matando 50 mil, após o golpe contra o presidente socialista Salvador Allende, executado no Palácio de La Moneda, na 3ª feira, 11 de setembro de 1973.

Foto: Trivela e wikimapia