indianexpress.com / Reuters

O atacante inglês Jamie Vardy, que dia 11 completará 32 anos, marcou nesta terça (1) o primeiro gol de 2019, o da vitória (1 x 0) do Leicester City FC sobre o Everton FC, no Goodison Park, em Liverpool, pela vigésima primeira rodada da Premier League, única das cinco principais Ligas de Futebol da Europa que manteve a programação durante o Natal e o Ano Novo. O gol foi aos 13 do primeiro tempo, com assistência do lateral-direito português Ricardo Pereira.

Campeão inglês pela única vez em 2015-16, depois de mais de cem anos, o Leicester é o sétimo da Premier League com 33 pontos após a nona vitória, e Jamie Vardy chegou aos 96 gols em 253 jogos. No ano em que foi campeão, empatou com Sergio Aguero como vice-artilheiro (24), só menos um gol que Harry Kane, do Tottenham, que marcou 25. Foi também o ano em que marcou seu primeiro hat-trick, nos 4 x 2 sobre o Manchester City.


Jamie Vardy / Sky Sports

TORNOZELEIRA – O autor do primeiro gol de 2019 passou por alguns problemas. Antes de se tornar profissional, envolveu-se em briga para defender um amigo deficiente auditivo, que estava sendo agredido, e foi condenado criminalmente, tendo que usar tornozeleira eletrônica durante seis meses. Pouco depois, fez ofensas raciais a um japonês em um cassino, foi multado e o clube o colocou em um curso educacional. Jamie Vardy reconheceu os erros e disse ter assimilado bem as lições.

HOMENAGEM – Depois da vitoriosa campanha do título de 2005-06, Jamie Vardy recebeu uma homenagem especial: a fábrica Walkers lançou o sabor Vardy Salted, das batatinhas mais vendidas no Reino Unido, em reconhecimento aos gols que marcou. Ele também foi nomeado embaixador da Dorothy Goodman Scholl, uma escola que cuida só de jovens com necessidades especiais. Vardy conseguiu o apoio de muitas empresas e seu projeto de assistência social cresceu muito na Grã-Bretanha.

NOVO VICE-LÍDER – O Tottenham FC, de Londres, dirigido pelo argentino Maurício Pochettino, assumiu a vice-liderança com 48 pontos, ao vencer (3 x 0) o Cardiff, com todos os gols no primeiro tempo: Harry Kane, artilheiro do campeonato, fez 1 x 0 logo aos dois minutos; o dinamarquês Christian Eriksen marcou o segundo aos 11, com assistência do sul-coreano Son, que fez o terceiro aos 25, com assistência de Kane. Foi a décima sexta vitória do único time que ainda não empatou na temporada 2018-19.

O Tottenham soma agora 48 pontos em 21 rodadas e o Manchester City, com 47, terá que ganhar quinta (3), em casa, do Liverpool, líder e único invicto, para recuperar a vice-liderança. O Cardiff, único time do País de Gales que participa da Premier League, sofreu a décima terceira derrota e tem saldo negativo de 22 gols, com 19 marcados e 41 sofridos.

OUTRA GOLEADA – No outro jogo deste 1 de janeiro, o Arsenal, de Londres, do técnico espanhol Unai Emery, goleou (4 x 1) o Fulham, penúltimo colocado, do técnico italiano Claudio Ranieri, no Emirates Stadium. O gol único do primeiro tempo foi do suíço Granit Xhaka. Os outros foram do francês Lacazette; do galês Ramsey, e do alemão Aubameyang. O francês Aboubakar Kamara fez o gol do Fulham quando estava 2 x 0. 

BRASILEIROS -O Chelsea FC, dos brasileiros David Luiz, Jorginho e Willian, quarto com 43 pontos, é favorito nesta quarta (2), no Stamford Bridge, em Londres, frente ao Southampton, décimo sétimo com 15 pontos. Já o Manchester United, sexto com 35 pontos, tenta a quarta vitória consecutiva, desde que seu ex-meia norueguês Gunnar Solksjaer assumiu, no jogo fora de casa com o Newcastle, décimo quinto com 18 pontos, no St.James Park, no nordeste inglês.

CITY x LIVERPOOL – A rodada será concluída quinta (3) no Etihad Stadium, com o jogo mais esperado: Manchester City – 47 pontos, ataque mais positivo (54) x Liverpool – 54 pontos, defesa menos vazada (8), único invicto. Se vencer, o Liverpool abrirá 10 pontos de vantagem sobre o atual campeão, que precisa ganhar para reduzir para 7 pontos a diferença do líder. Será o décimo sétimo confronto dos técnicos Jurgen Klopp, com 9 vitórias, e Pep Guardiola, do City, com 5. Houve dois empates.