O primeiro gol do Campeonato Italiano de 2021-2022 foi do zagueiro eslovaco Skriniar, completando de cabeça o escanteio do atacante turco Çalhanoglu, aos 6 minutos do primeiro tempo, na goleada da campeã Inter sobre o Genoa por 4 x 0, no estádio Giuseppe Meazza, em Milão. Seis minutos depois, Hakan Çalhanoglu fez o segundo gol, de fora da área, após linda tabela com o atacante bósnio Edin Dzeko, ex-Roma, em sua sexta temporada com grandes atuações. 

ARTURO VIDAL, volante chileno de 34 anos, ex-Barcelona, marcou o terceiro gol aos 28 do segundo tempo, com passe de letra do meia Nicolò Barella, da seleção campeã da Eurocopa. Depois de boas assistências e de acertar a trave, Edin Dzeko fechou a goleada aos 43 minutos, subindo com estilo para cabecear o cruzamento de Arturo Vidal, muito elogiado pelo técnico Simone Inzaghi, que estreou, substituindo o também italiano Antonio Conte, campeão de 2020-2021.

NOME DO RIVAL – O autor do primeiro gol do Italiano 2021-2022, Skriniar, zagueiro de 26 anos, 1,87m, foi comprado da  em julho de 2017 por 20 milhões de euros e a Sampdoria ainda cedeu à Inter o atacante Gianluca Caprari. O prenome de Skriniar é Milan, arquirrival da Inter, que também promoveu a estreia de Hakan Çalhanoglu, depois de quatro temporadas no Milan, de onde saiu sem custo.

TRÊS VISITANTES – Na goleada por 4 x 0 sobre o Genoa, a Inter de Milão foi a única que venceu em casa. Nos outros três jogos, vitórias dos visitantes: o Sassuolo venceu o Verona por 3 x 2, no estádio Marcantonio Bentegodi, em Verona; a Lazio de Roma ganhou por 3 x 1 do Empoli, no estádio Carlo Castellani, na região da Toscana, e a Atalanta foi ao Norte e venceu por 2 x 1 o Torino, no Estádio Olímpico Grande Torino, na bela região do Piemonte.

MOURINHO – A estreia do técnico português José Mourinho, de 58 anos, é uma das atrações deste domingo (22), ao voltar dez anos depois à Itália, onde ganhou pela segunda vez a Tríplice Coroa – campeão italiano, da Copa da Itália e da Liga dos Campeões da Europa -, com a Inter de Milão, repetindo o feito da temporada de 2002-2003 do FC Porto. Agora a missão de Mourinho na Roma é mais complicada: em 94 anos, a equipe só ganhou três campeonatos, em 41-42, 82-83 e 2000-2001. A Roma estreia com a Sampdoria, da cidade portuária de Gênova, no Estádio Olímpico de Roma.

Foto: Daniele Buffa