NÃO PODERIA TER SIDO MELHOR a volta do Vasco à Série A, segundo visitante a vencer na abertura do Campeonato Brasileiro de 2023, impondo-se ao Atlético por 2 x 1. Poucas vezes o Vasco iniciou tão fulminante, quanto na noite de ontem (15), no Mineirão, ao marcar os gols em apenas cinco minutos. O meia Andrey fez o 1º, de cabeça, logo aos 4, e o ponta Gabriel Pec, aos 9, marcou o que seria o da vitória, seu 7º na atual temporada.

O ATLÉTICO SÓ CONSEGUIU o chamado gol de honra, nos acréscimos do 1º tempo, marcado aos 49 minutos pelo zagueiro uruguaio Mauricio Lemos, que se tornou o 40º estrangeiro a fazer gol com a camisa do clube, o 1º em 9 jogos. O estrangeiro recordista de gols do Atlético é o argentino Lucas Pratto, com 42 em 107 jogos. A derrota voltou a complicar a situação do técnico argentino Eduardo Coudet, pressionado pelos torcedores do Atlético.

O VASCO TEVE O MÉRITO de manter a vantagem que conseguiu no 1º tempo, apesar de toda a forte pressão do Atlético na volta do intervalo. O goleiro Leo Jardim apareceu com destaque, principalmente em duas defesas em que evitou o empate, em chute de Hulk e em cabeçada de Hyoran. Nos minutos finais, Leo Jardim defendeu uma falta cobrada pelo artilheiro Hulk, que teve pouco espaço e foi bem controlado pela defesa vascaína.

ATLÉTICO MINEIRO 1 x 2 VASCO registrou R$1.121.370,00. 34.980 pagantes. O paulista Raphael Claus, árbitro Fifa, aplicou nada menos que 11 cartões amarelos. Os seis advertidos do Atlético: Saravia, Pavon, Otavio, Zaracho, Hulk e Mauricio Lemos; os cinco do Vasco: Andrey, Pedro Raul, Robson, Rodrigo e Gabriel Pec. O técnico Mauricio Barbieri foi expulso da área técnica por excesso de reclamação.

O VASCO DA ESTREIA VITORIOSA: Leo Jardim, Puma, Robson, Leo e Lucas Piton (Paulo Victor); Rodrigo, Jair (Galarza) e Andrey (Barros); Gabriel Pec (Figueiredo), Pedro Raul e Alex Teixeira (Marlon). No próximo jogo, Vasco e Palmeiras não terão seus treinadores na área técnica, porque Mauricio Barbieri e Abel Ferreira, terão que cumprir suspensão. O técnico do Palmeiras foi expulso antes do final do 1º tempo, na vitória de ontem (15) sobre o Cuiabá.

O VASCO ENFRENTA resistência de Flamengo e Fluminense, gestores do Maracanã, para conseguir a liberação do estádio para o jogo da 2ª rodada com o Palmeiras, domingo (23). O Flamengo jogará domingo (23) com o Internacional, em Porto Alegre, e o jogo do Fluminense com o Athletico Paranaense será sábado (22), no Maracanã. O Vasco espera solução do governo estadual, mas ameaça até entrar com ação na justiça.

Foto: Pedro Souza / Atlético e Daniel Ramalho/Vasco