Bahia 3 x 0 Santos. São Paulo 0 x 0 Fluminense, que não aproveitou pênalti. Flamengo 1 x 0 Palmeiras. Corinthians 0 x 1 Atlético Goianiense… e o Bragantino salvou o futebol paulista como único a fazer gol e a vencer na rodada de abertura do Brasileiro 2021, com 3 x 0 na Chapecoense, na noite deste último domingo (30) de maio, na Arena Condá, no Oeste catarinense. Só com um 0 x 0, a primeira rodada registrou 25 gols em 10 jogos, média de 2.5 gols por jogo.

CRISE AUMENTA – A vitória do Bragantino só aumentou a crise na Chapecoense, que demitiu o técnico curitibano Mozart Santos, de 41 anos, após perder a decisão do Catarinense para o Avaí. Na derrota por 3 x 0, no jogo da volta à Série A, a Chapecoense foi dirigida pelo interino Felipe Endres, gaúcho de 39 anos, enquanto acerta com o novo técnico, que poderia ser Luiz Felipe Scolari, gaúcho de 72 anos, sem clube desde que rescindiu com o Cruzeiro em janeiro de 2021.

EX-FLAMENGO – O Bragantino é dirigido desde o início de 2020 pelo paulistano Maurício Barbieri, de 39 anos, que teve boa passagem em 39 jogos pelo Flamengo em 2018, com 19 vitórias, 12 empates, 8 derrotas, ao substituir Paulo Cesar Carpegiani. Décimo no Brasileiro 2020, com Barbieri, o Bragantino fez 2 x 0 em dois minutos na Chapecoense, gols de Ytalo aos 33 e Lucas Evangelista aos 35, e no segundo tempo, aos 29, Helinho fez o terceiro gol.

CORINTHIANS MAL – Depois de eliminado na Copa Sul-Americana, o Corinthians fez má estreia no Brasileiro, perdendo 1 x 0 para o Atlético Goianiense, neste domingo (30), na Arena Corinthians. O gol foi do atacante baiano Zé Roberto, de 27 anos, aos 44 do primeiro tempo. Em confronto de ex-vascaínos, o goleiro Fernando Miguel, de 36 anos, emprestado ao Atlético Goianiense, defendeu pênalti do meia Mateus Vital. O ex-lateral Sylvinho, paulistano de 47 anos, estreou como técnico do Corinthians, e o carioca Eduardo Barroca, ex-Botafogo, voltou a comandar o Atlético Goianiense.

FURACÃO 1 x 0 – O Athletico Paranaense estreou vencendo (1 x 0) o América, vice-campeão mineiro, neste domingo (30), na Arena da Baixada, em Curitiba. O gol foi do atacante goiano Carlos Eduardo, de 24 anos, emprestado pelo Palmeiras. O América, do sempre agitado técnico gaúcho Lisca, não foi bem no jogo da volta à Série A.

CEDEU EMPATE – No último jogo da noite deste domingo (30), na Arena Beira Rio, em Porto Alegre, o Internacional fez 2 x 0 no primeiro tempo, gols dos meias Edenilson, de pênalti, aos 10, e Rodrigo Lindoso, aos 44, mas cedeu o empate ao Sport, na volta do intervalo. O meia Tiago Neves fez o primeiro do Sport em cobrança de pênalti aos 17, e o segundo gol machucou muito os colorados porque foi do ex-gremista André, de 30 anos, reestreando no rubro-negro pernambucano, que jogou de camisa branca.

MANDANTES – Na rodada de abertura do Brasileiro 2021, quatro vitórias dos mandantes, três dos visitantes e três empates. Sete das vinte equipes não fizeram gol: São Paulo, Fluminense, Santos, Palmeiras, Corinthians, Chapecoense e América Mineiro. Só dois visitantes venceram: Atlético Mineiro 2 x 1 Fortaleza e Chapecoense 0 x 3 Bragantino. Jogo com mais gols Ceará 3 x 2 Grêmio.

Foto: Rádio Itatiaia