O Internacional – único dos 20 times que ainda não perdeu em casa no Brasileirão 2018 – recuperou a vice-liderança, perdida na véspera com os 3 x 0 do Flamengo no Fla-Flu, ao ganhar (3 x 1) do São Paulo, na tarde deste domingo (14), na Arena Beira Rio, em Porto Alegre, onde sofreu o gol logo aos 2 minutos, mas empatou ainda no primeiro tempo. R$1.307.521,00. 40.474 pagantes. Foi a segunda vitória de virada do Inter, após 3 x 2 sobre o Vitória, na oitava rodada.

86,5% – Das 16 vitórias em 29 jogos no Brasileirão 2018, foi a décima primeira que o Internacional obteve na Arena Beira Rio, além de três empates – todos 0 x 0 com Cruzeiro, Sport e Palmeiras -, o que representa 86,5% de aproveitamento nos jogos como mandante. O Inter não ganhava do São Paulo, em Porto Alegre, desde 2012. Já o São Paulo, que sofreu apenas a quinta derrota em 29 jogos, perdeu pela quarta vez como visitante em 15 jogos, com seis empates e cinco vitórias. O São Paulo completou cinco jogos sem vencer, com três empates e duas derrotas.

25 VIRADAS – Foi a vigésima quinta vitória de virada do Brasileirão 2018. O Inter ganhou de virada do Vitória (3 x 2) e do São Paulo (3 x 1), mas também sofreu duas derrotas de virada, ambas por 2 x 1, do Sport e da Chapecoense, como visitante. Três pontos atrás do líder Palmeiras (59) e um ponto à frente do Flamengo, terceiro com 55, o Inter ainda jogará em Porto Alegre com Santos, Atlético Paranaense, América Mineiro, Atlético Mineiro e Fluminense. Os quatro jogos restantes como visitante serão com Vasco, Ceará, Botafogo e Paraná (última rodada, 2 de dezembro).

INÍCIO E FIM – O São Paulo abriu o placar logo aos dois minutos, gol do meia Liziero, após cruzamento do lateral Reinaldo. O Inter só conseguiu o empate nos acréscimos, com a cabeçada de Leandro Damião, aos 46, depois do cruzamento do uruguaio Nico Lopez. Pouco antes de empatar, o Inter acertou a trave em falta batida pelo argentino D’Alessandro e teve gol de Damião mal anulado, por impedimento, pela assistente Neuza Back, porque a bola foi atrasada pelo volante Hudson.

LEANDRO DAMIÃO marcou seu sexto gol no Brasileirão 2018 e tornou-se um dos doze maiores artilheiros da história do Internacional, com 105 gols, ao fazer 2 x 1 logo aos cinco minutos do segundo tempo. D’Alessandro fez lançamento pelo alto na área, o zagueiro Victor Cuesta desviou e Leandro Damião completou. Nos acréscimos, ele sofreu pênalti do zagueiro Anderson Martins, e Nico Lopez converteu aos 49 minutos: 3 x 1.

VICE-LÍDERES – Marcelo Lomba, Fabiano, Victor Cuesta, Emerson Santos (Klaus) e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Patrick e D’Alessandro (Wellington); Niko Lopez e Pottker (Leandro Damião), são os vice-líderes do Brasileirão 2018, com 56 pontos – 16 vitórias, 8 empates, 5 derrotas e saldo de 19 gols, com 39 marcados e 20 sofridos em 29 rodadas.

EXPULSÃO – Depois de advertido com o segundo cartão amarelo, por falta em Leandro Damião, o zagueiro Anderson Martins foi expulso pelo árbitro Braulio Machado, da Federação Catarinense, aos 48 do segundo tempo. Além dele, o lateral Bruno Peres levou o terceiro amarelo e está fora do jogo do próximo sábado (20) com o Atlético Paranaense. Os outros quatro jogos no Morumbi serão com Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e Sport. Como visitante, o São Paulo jogará com Vitória, Corinthians, Vasco e Chapecoense (última rodada, 2 de dezembro).

Foto: Ricardo Duarte / site oficial Internacional