Árbitro argentino na semifinal brasileira. Árbitro brasileiro na semifinal argentina. O argentino Néstor Pitana, 44 anos, apitará Grêmio x Flamengo, primeiro jogo da semifinal brasileira, dia 2 de outubro, na Arena Beira Rio, em Porto Alegre. O paulista Raphael Claus, 40 anos, apitará River x Boca, primeiro jogo da semifinal argentina, dia 1 de outubro, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

SEGURANÇA E ATOR – Néstor Fabián Pitana, geminiano de 17 de junho de 1975, é de Corpus Christi, pequena cidade de muitas atrações turisticas e culturais, mas foi criado na capital Buenos Aires. Pela estatura de 1,92m e bom porte fisico, antes de ser professor de ginástica, foi segurança em três casas noturnas. Depois, ator de cinema no filme La Fúria, em que teve a atuação de guarda penitenciário elogiada pelos críticos.

DUAS COPAS – Pitana, árbitro de Grêmio x Flamengo, foi o segundo argentino a apitar o jogo de abertura e o jogo final da mesma Copa, em 2018: Rússia 5 x 0 Arábia Saudita e França 4 x 2 Croácia. O primeiro havia sido Horacio Elizondo, na Copa de 2006, em Alemanha 4 x 2 Costa Rica e Itália 1 x 1 França (Itália 5 x 3, nos pênaltis).

Antes da final França 4 x 2 Croácia, o árbitro argentino Néstor Pitana teve a nota máxima da FIFA em França 2 x 0 Uruguai e Croácia 1 x 1 Dinamarca. No ano anterior, na Rússia, ele havia apitado dois jogos da Copa das Confederações de 2017, Portugal 2 x 2 México e Alemanha 4 x 1 México, na semifinal.

JOGOS RIO 2016 – Néstor Pitana foi eleito oitavo melhor árbitro do mundo na Copa de 2014, em que sua atuação mais destacada foi em Alemanha 1 x 0 França, nas quartas de final. Nos Jogos Rio 2016 teve mais uma boa participação, merecendo elogios em Alemanha 3 x 3 Coreia do Sul e em Alemanha 2 x 0 Nigéria.

NÉSTOR PITANA foi o árbitro do segundo jogo semifinal da Libertadores 2019, em que o Grêmio eliminou (2 x 1) o Palmeiras, que havia ganho (1 x 0) o jogo de ida em Porto Alegre. Pitana se confessa admirador do futebol brasileiro e exalta a técnica dos nossos jogadores como das mais qualificadas do mundo.

RAPHAEL CLAUS, árbitro da Federação Paulista desde 2014, entrou na FIFA em 2015. Fez 40 anos no último 6 de setembro e apitou várias decisões estaduais, tornando-se o melhor dos três últimos Campeonatos Brasileiros. É o seu primeiro River x Boca, em campo, de vez que foi árbitro de vídeo da final da Libertadores de 2018, que os arquirrivais argentinos disputaram no estádio do Real Madrid.

BOM LEMBRAR – Raphael Claus apita Cruzeiro x Flamengo, hoje (21), no Mineirão.

Foto: Site copaamaerica.com