DEPOIS DE ATUAÇÕES RUINS nos empates com Bulgária (1 x 1) e Suíça (0 x 0), o técnico Roberto Mancini barrou oito jogadores da Itália, que voltou a ter grande desempenho nesta quarta (8), goleando a Lituânia por 5 x 0, com quatro gols em 28 minutos, e tornando-se a seleção com mais jogos consecutivos (37), sem derrota no futebol mundial. Com 28 vitórias e 9 empates, a Itália superou os 36 jogos sem derrota da seleção brasileira, com Zagallo, entre 1993 e 1996.
APENAS TRÊS – Só o goleiro Donnarumma e o meia Jorginho, substituídos no intervalo, e o lateral Di Lorenzo, que atuou o jogo inteiro, foram mantidos na goleada (5 x 0) sobre a Lituânia, no estádio Città del Tricolore, em Reggio Emilia, a 70 km de Bologna. O técnico Mancini barrou os zagueiros Bonucci e Chiellini; o lateral brasileiro Emerson; os meias Barella e Locatelli, e os atacantes Ciro Immobile, Berardi e Insigne.
28 MINUTOS – A Itália já saiu para o intervalo com 4 x 0, gols de Moise Kean aos 10, Raspadori aos 13 e aos 23, e Moise Kean aos 28. No segundo tempo, Di Lorenzo fechou a goleada logo aos 9 minutos. A seleção: Donnarumma (Sirigu), Di Lorenzo, Acerbi, Bastoni e Biraghi (Calabria); Pessina, Jorginho (Castrovilli) e Cristante; Bernardeschi (Scamaccha), Moise Kean e Raspadori. O próximo jogo será com a Espanha, dia 6 de outubro, pela Liga das Nações.
SEIS PONTOS – Com a goleada, a Itália abriu seis pontos de vantagem na liderança do Grupo C (14 a 8) sobre a Suíça, que ficou no 0 x 0 com a Irlanda. Com 4 vitórias e 2 empates, a Itália tem saldo de 11 gols, com 12 marcados e só 1 gol sofrido, enquanto a Suíça, com 2 vitórias e 2 empates, tem saldo de 3 gols, com 4 marcados e só 1 gol sofrido. Bom lembrar: só a primeira seleção de cada grupo tem vaga direta assegurada na Copa do Mundo de 2022 no Catar.
ESPANHA LIDERA – Dirigida pelo técnico Luis Enrique Martinez, ex-meia do Barcelona e Real Madrid, a Espanha venceu nesta quarta (8) a seleção do Kosovo por 2 x 0, no estádio Fadil Vokrri, da capital Pristina, e se isolou na liderança do Grupo B, com 13 pontos, quatro à frente da Suécia, derrotada em Atenas pela Grécia por 2 x 1. Os gols foram do meia Pablo Fornals, de 25 anos, do West Ham, no primeiro tempo, e do ponta Ferran Torres, de 21 anos, do City.
PERDEU 100% – Após cinco vitórias, a Inglaterra manteve invencibilidade e a liderança do Grupo I, com 16 pontos, mas perdeu os 100% de aproveitamento, ao empatar (1 x 1) com a Polônia, no estádio Nacional de Varsóvia. De fora da área, Harry Kane, do londrino Tottenham, fez o quinto gol em cinco jogos, e com assistência do artilheiro Lewandowski, o atacante Szymanski, do russo Dínamo de Kiev, marcou o gol polonês.
GOLEIROS – O experiente Szczesny, de 31 anos, 1,95m, comprado do londrino Arsenal por 13 milhões de euros em 2017, está em sua última temporada na Juventus de Turim, e voltou a brilhar, com pelo menos quatro grandes defesas, no gol da Polônia, cuja seleção defende desde 2009. Quatro anos mais novo, o inglês Jordan Pickford, de 27 anos, 1,85m, titular do Everton de Liverpool e da seleção desde 2017, também teve atuação notável, com três defesas daquelas impossíveis.
ALEMANHA 4 x 0 – No estádio Laugardalsvollur, da capital Reykjavik, a Islândia foi goleada pela Alemanha, que fez 1 x 0, gol de Serge Gnabry, ponta do Bayern Munique, logo aos 4 minutos, e ampliou aos 24, com o zagueiro Antonio Rudiger, do Chelsea. Na volta do intervalo, Leroy Sané, ponta do Bayern Munique, fez o terceiro aos 7, e o atacante Timo Werner, do Chelsea, fechou a goleada aos 43. A Alemanha lidera o Grupo J com 15 pontos e saldo de 15 gols (17 a 2).
BEM MAGRA – Pelo domínio amplo e sem ser ameaçada, a Bélgica – líder invicta do Grupo E, com 16 pontos -, só ganhou por 1 x 0 da Bielorrússia, no estádio do Dínamo, na capital Minsk. O gol foi do meia-atacante Dennis Praet, de 27 anos, do inglês Leicester City, comprado da italiana Sampdoria, de Gênova, em 2019. Bom lembrar: a Bélgica foi terceira na Copa do Mundo 2018 e eliminou o Brasil (2 x 1) nas quartas de final.
OITO INVICTAS – Portugal, liderado pelo artilheiro Cristiano Ronaldo, recordista mundial de gols de seleções, é um dos oito sem derrota, assim como a Sérvia, também em seu Grupo A. No Grupo C, Itália e Suíça estão invictas, tanto quanto França e Ucrânia no Grupo D. A Bélgica, invicta no Grupo E, tem o segundo melhor saldo de gols (17), depois da Dinamarca, única 100%, com 18 pontos em 6 jogos, ataque mais positivo (22), e única que não sofreu gol.
DUAS IGUAIS – Holanda e Inglaterra têm o terceiro melhor saldo de gols (16), mas a Holanda, com 22 gols, tem o ataque mais positivo, igual ao da Dinamarca. A Holanda marcou 22 e sofreu 6, e a Inglaterra fez 18 gols e sofreu 2. Bom dizer: as seleções que terminarem em primeiro lugar nos 10 grupos estarão com classificação garantida na Copa do Mundo 2022, no Catar. As que ficarem em segundo lugar disputarão a repescagem por mais três vagas. A Europa tem 13 vagas; a América do Sul, 4. A quinta vaga depende de decisão com seleção da Oceania.
Foto: Football Italia