COM ATUAÇÃO BRILHANTE, a Itália garantiu a penúltima vaga às semifinais da Liga das Nações, ao vencer a Hungria por 2 x 0, na noite desta 2ª feira (26), diante de 70 mil torcedores, na Arena Puskas, em Budapeste. Holanda e Croácia classificaram-se domingo (25), e a última vaga será decidida nesta 3ª (27) por Portugal e Espanha.

A ITÁLIA SAIU PARA O INTERVALO com 1 x 0, gol do atacante Giacomo Raspadori, de 22 anos, do Napoli, que já havia marcado na vitória sobre a Inglaterra (1 x 0), na última 6ª feira (23). Sempre atento e olhando em todas as direções, Raspadori aproveitou a bola mal recuada e se antecipou ao goleiro Peter Gulásci para marcar.

A HUNGRIA PRESSIONOU muito no início do 2º tempo e em cinco minutos o goleiro Gianluigi Donnarumma, de 23 anos, 1,96m, ex-Milan, hoje no PSG, fez quatro defesas esplendorosas. Aos 7, o lateral-esquerdo Federico Dimarco, de 24 anos, da Inter, marcou seu 1º gol pela seleção, o gol 1.500 da Itália, desde o 1º jogo em 1910.

O ARTILHEIRO Adam Szalai, de 34 anos, do suíço FC Basel, em seu último jogo pela seleção húngara, com 27 gols em 85 jogos, desde 2008, foi aplaudido de pé, ao ser substituído aos 43 do 2º tempo. O técnico é o italiano Marco Rossi, ex-zagueiro de 58 anos, há 10 anos na Hungria, onde começou dirigindo o Honved Budapeste. 

DONNARUMMA, Rafael Toloi, Leonardo Bonucci e Acerbi (Bastoni); Di Lorenzo, Barella, Jorginho (Pobega), Cristante e Dimarco; Gnonto (Gabbiadini) e Raspadori (Scamacca), a Itália, do técnico Roberto Mancini, de 57 anos, maior artilheiro da história de 76 anos da Sampdoria, de Gênova, com 173 gols.

AS SEMIFINAIS da Liga das Nações serão nos dias 14 e 15 de junho de 2023, na Holanda. Os estádios do Ajax e do PSV não estarão disponíveis, e os jogos serão no estádio De Grolsch, do FC Twente, da cidade de Enschede, e no estádio De Kuip (A Banheira), do Feyenoord, de Rotterdam, segunda maior cidade do país. 

URUGUAI PERDE ZAGUEIRO

RONALD ARAÚJO, de 23 anos, zagueiro do Barcelona e da seleção uruguaia, será operado do tendão da perna direita, 4ª feira (28), pelo médico finlandês Lasse Lempainen, em uma clínica de Turku, a mais antiga e terceira maior cidade da Finlândia. Ele se machucou no amistoso da última 6ª feira com a seleção do Irã.

O URUGUAI não contará com Ronald Araújo na Copa do Mundo, em que a seleção disputará o Grupo H com Coreia do Sul, Portugal e Gana, e o Barcelona será ressarcido pela Fifa, em 20 mil euros (R$105 mil), por dia, até a recuperação total. O ressarcimento é feito sempre que o jogador se contundir em jogo de data Fifa.

Fotos: Cenário MT e Trivela