COM DOIS GOLS de Davide Frattesi, meia de 23 anos do Sassuolo, emprestado à Inter de Milão, a Itália venceu a Ucrânia por 2 x 1, na noite desta 3ª feira (12), no estádio de San Siro, em Milão, na primeira vitória do técnico Luciano Spaletti, campeão da temporada 2022-23 com o Napoli. Com menos um jogo, a Itália assumiu a vice-liderança do Grupo C das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, com 7 pontos, igual à Ucrânia, mas com vantagem no saldo de gols (2 a 1).
MESMO SEM grande exibição, a Itália se apresentou bem melhor que no 1 x 1 com a Macedônia do Norte, dominando a Ucrânia na maior parte do jogo, com os três gols no 1º tempo. Frattesi marcou aos 12 e aos 29, e o ucraniano Andriy Yarmolenko, ponta de 33 anos do Al-Ain, dos Emirados Árabes, aos 42. No 2º t empo, Giácomo Raspadori, atacante de 23 anos do Napoli, se sobressaiu e obrigou o goleiro Bushchan a três grandes defesas, evitando a goleada italiana.
A ITÁLIA TERÁ JOGO FÁCIL em outubro, em casa, com a seleção de Malta, mas três dias depois (17), o mais complicado, no estádio de Wembley, com a Inglaterra, que lidera o Grupo C com 13 pontos, e nesta 3ª (12) venceu a Escócia por 3 x 1, em amistoso no Hampden Park, em Glasgow. Tudo indica que os ingleses confirmarão o 1º lugar, mas os italianos reagem bem e podem ficar com a segunda vaga da Eurocopa de 2024 na Alemanha.
ESPANHA GOLEIA E DEVE TER 2ª VAGA
DEPOIS DE 2 x 0 no 1º tempo, a Espanha goleou Chipre por 6 x 0, na noite desta 3ª feira (12), no estádio Nuevo Los Carmenes, em Granada, a 420 km da capital Madrid, e manteve o 2º lugar do Grupo A das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, com 9 pontos, menos seis que a líder Escócia, mas com o ataque mais positivo (16). O técnico Luis de la Fuente, ex-lateral de 62 anos, está renovando a seleção, que teve no meia Gavi, de 19 anos, um dos destaques.
GAVI, MEIA DO BARCELONA, abriu o placar aos 18 minutos, e Mikel Merino, aracante de 27 anos da Real Sociedad, fez o 2º gol aos 33. No 2º tempo, Joselu, Baena e Ferran Torres, com dois gols, completaram a goleada. Em outubro, a Espanha jogará com a Escócia, dia 12, no Estádio Ramon Sanchez Pizjuan, em Sevilha, e dia 15 visitará a Noruega, no estádio Ullevaal, da capital Oslo.
A BÉLGICA GOLEOU a lanterna Estônia por 5 x 1, na noite desta 3ª (12), no Estádio Rei Balduino, da capital Bruxelas, e lidera o Grupo C das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, com 13 pontos, igual à Áustria, mas com vantagem no saldo de gols. O atacante Romelu Lukaku marcou dois gols e lidera a artilharia com oito, mais três que o inglês Harry Kane e o português Cristiano Ronaldo.
ALEMANHA QUEBRA JEJUM E VENCE FRANÇA
CINCO DIAS DEPOIS de goleada pelo Japão por 4 x 1, em Wolfsburg, o que valeu a demissão do técnico Hansi-Dieter Flick, a Alemanha quebrou o jejum de cinco jogos sem vitória, com quatro derrotas, ao vencer a França por 2 x 1, no amistoso desta 3ª (12), no Signal Iduna Park, em Dortmund. Thomas Muller fez 1 x 0 logo aos 4 minutos, e no 2º tempo, Leroy Sané ampliou aos 41, mas aos 43 cometeu pênalti em Camavinga, convertido por Antoine Griezmann.
A FRANÇA SURPREENDEU ao deixar o tempo todo no banco de reservas o atacante Mbappé, capitão e artilheiro da seleção. O técnico Didier Deschamps, de 54 anos, terceiro campeão do mundo como jogador (1998) e técnico (2018), depois de Zagallo (1958-62 e 1970) e Franz Beckenbauer (1974 e 1990), disse que “a seleção precisa de variações”, ao justificar a ausência de Mbappé.
A ALEMANHA havia anunciado que o ex-meia campeão do mundo em 1990, Rudi Voller, seria o técnico interino, mas a seleção foi dirigida pelo técnico da seleção Sub-20, Hannes Wolf, meia de 24 anos do Borussia Monchengladbach, 16º do atual campeonato. O presidente da Federação, Bernd Neuendorf, de 62 anos, desculpou-se pela informação incorreta e disse que a decisão foi para preservar Rudi Voller, que ocupa cargo de direção na Federação.
A ALEMANHA não vencia a França desde 2014, sofrendo quatro derrotas e conseguindo dois empates, durante o período dos últimos nove anos. O próximo jogo da seleção alemã será o amistoso com os Estados Unidos, dia 14 de outubro. Na véspera, a França receberá a Holanda para o jogo da sexta rodada das eliminatórias para a Eurocopa.
150 ANOS DA MAIS PURA RIVALIDADE
A INGLATERRA venceu a Escócia por 3 x 1, diante de 51.866 torcedores, lotação máxima do Hampden Park, em Glasgow, na noite desta 3ª feira (12), em amistoso comemorativo dos 150 anos da que é considerada a mais pura rivalidade do futebol do Reino Unido, desde 1872. Phil Foden, do Manchester United, fez o 1º gol, e Jude Bellingham, do Real Madrid, o 2º. O gol da Escócia foi contra do zagueiro Maguire, e Harry Kane, do Tottenham, fez o 59º gol pela seleção.
UM RESUMO DA RIVALIDADE: o hino inglês (God save the King – Deus salve o Rei), não pôde ser ouvido, abafado, do início ao fim, pelas vaias dos torcedores escoceses. Os torcedores ingleses revidaram em seguida, quando o serviço de som do estádio anunciou um minuto de silêncio, em respeito a Craig Brown, técnico da seleção escocesa. A Escócia completou 24 anos sem vencer a Inglaterra. A última vitória foi em 1999, no estádio de Wembley, 1 x 0, gol de Hutchison.
Fotos: Divulgação