O ÁRBITRO VENEZUELANO Jesus Noel Valenzuela Sáez apitará Internacional x Fluminense, na próxima 4ª feira (4), na Arena Beira Rio, em Porto Alegre, com os 50.842 ingressos esgotados. O vencedor decidirá a Copa Libertadores de 2023 com Palmeiras ou Boca Juniors, que o uruguaio Andrés Matonte vai apitar no dia seguinte, 5ª feira (5), no Allianz Parque, em São Paulo, também com os 43.713 ingressos também já vendidos.
JESUS VALENZUELA, de 39 anos, é natural de Guanare, capital do estado da Portuguesa, a 408 km da capital Caracas. Estreou como árbitro da Federação Venezuela de Futebol na temporada 2011-2012 e no ano seguinte recebeu as insígnias da Fifa. Ele e os assistentes Jorge Urrego e Tulio Moreno, que estarão em Internacional x Fluminense, atuaram em Inglaterra 0 x 0 Estados Unidos e França 3 x 1 Polônia, na Copa do Mundo de 2022.
O ÁRBITRO APITOU um jogo do Internacional, na derrota por 2 x 1, na fase de grupos, em Buenos Aires, e um jogo do Fluminense, na vitória sobre o Olimpia por 3 x 1, nas quartas de final, em Assunção. A escala de Jesus Valenzuela, de temperamento calmo, não poderia ter sido mais ajustada para um jogo, que deve ter o dobro da tensão do 2 x 2 do Maracanã, onde o Fluminense reclamou muito da expulsão de Samuel Xavier, e o Inter, de um pênalti não marcado.
O NOVO DIRETOR de árbitros da Confederação Sul-Americana de Futebol, Enrique Cáceres, argentino de 49 anos, com nacionalidade paraguaia, tem tido o trabalho muito elogiado pelo presidente Alejandro Dominguez. O ex-árbitro Enrique Cáceres atuou em duas finais de Libertadores, Del Valle 1 x 1 Nacional, 1º jogo de 2016, e Lanús 1 x 2 Grêmio, 2º jogo de 2017. Na Copa do Mundo de 2018 apitou Irã 1 x 1 Portugal e Rússia 3 x 1 Egito.
O TRIO URUGUAIO da Copa do Mundo de 2022, com o árbitro Andrés Matonte e os assistentes Nicolás Taran e Martin Soppi, atuará em Palmeiras x Boca, 5ª feira (5), no Allianz Parque, em São Paulo. O trio atuou em Croácia 4 x 1 Canadá; no Mundial de clubes, em Real Madrid 4 x 1 Al Ahly, e na decisão da Recopa Sul-Americana 2023, em fevereiro, no Maracanã, Flamengo 1 x 0 Del Valle, campeão nos pênaltis (5 x 4), em jogo em que aplicou 13 cartões amarelos.
FORTALEZA x CORINTHIANS, decisão da vaga na final da Copa Sul-Americana, 3ª feira (3), na Arena Castelão, em Fortaleza, terá arbitragem colombiana de Andrés Rojas e seus assistentes Dionísio Ruiz e Jhon Leon. Em caso de novo empate, o adversário de Defensa y Justicia x LDU na final será conhecido nas cobranças dos tiros livres da marca do pênalti. A LDU venceu o primeiro jogo no Equador por 3 x 0 e pode perder por dois gols na Argentina.
Foto: Reprodução Twitter