O ÚLTIMO SÁBADO DE NOVEMBRO SERÁ ESPECIAL para Jorge Jesus, que completará 600 jogos como técnico na Primeira Liga, no clássico Belenenses x Benfica, da 12ª rodada, amanhã (27), no estádio do Jamor, em Oeiras, na região metropolitana de Lisboa, um dos municípios de primeira coroa da sempre bela capital portuguesa. Ele será o terceiro treinador a alcançar a marca de 600 jogos, depois de Fernando Vaz (626) e Manuel Oliveira (617 jogos).

LÍDER POR UM DIA – Em 3º com 28 pontos, o Benfica deve assumir a liderança por um dia porque o líder Porto e o vice-líder Sporting, com 29 pontos, só jogarão domingo (28), também como favoritos. Desde a estreia, em 20 de agosto de 95, então aos 41 anos, no 2 x 2 do Felgueiras com o Chaves, Jesus não foi além de três títulos no Benfica, onde já está sendo questionado, nem cogitado por nenhum outro grande clube da Europa.

A INVASÃO – Jesus dirigiu o Sporting na temporada 2015-16 e perdeu a decisão para o Benfica, do técnico Rui Vitória. Saiu muito mal do clube, depois da invasão dos torcedores à Academia de Alcochete, revoltados com a campanha. Sem outra proposta, e para não ficar ocioso, teve que aproveitar a do Al-Hilal e ficou com a Copa da Arábia Saudita. Em junho de 2019 acertou com o Flamengo e ganhou mais títulos (6) do que sofreu derrotas (4).

DESPEJADO – Campeão português pela única vez em 1945-46, o Belenenses vive situação dramática, sem ter como pagar as dívidas, que só aumentam, e até foi despejado do estádio do Restelo, passando a mandar seus jogos no estádio do Jamor, usado nos anos 50-60 pela seleção. 16º dos 18, o Belenenses só ganhou 1 dos 11 jogos, empatou e perdeu 5 e tem saldo negativo de 8 gols (7 a 15). O novo técnico é o ex-ponta Felipe Cândido, de 42 anos, após a saída de Nuno Oliveira, de 34 anos, que considera quase impossível evitar o rebaixamento da equipe.

TAÇA DE PORTUGAL – Pouco antes do Natal, o clássico Benfica x Porto será revivido nas oitavas de final da Taça de Portugal, de acordo com o sorteio realizado ontem (25), na Cidade do Futebol, em Oeiras. Outras seis equipes da Primeira Liga figuraram no sorteio – Tondela x Estoril, Famalicão x Portimonense e o clássico minhoto Vizela x Braga -, e o vencedor de Leça x Paredes garante uma equipe do 4º escalão nas quartas de final.

VOLTA DAS RESTRIÇÕES – O primeiro-ministro Antonio Costa anunciou ontem (25) a volta das restrições ao acesso aos estádios de futebol, a partir do clássico Benfica x Sporting, da 13ª rodada, na primeira 6ª feira (3) de dezembro. Portugal, como toda a Europa, está sobressaltado com a nova onda da Covid-19. O uso de máscara e o atestado de vacinação voltarão a ser exigidos, assim como a redução da capacidade dos estádios.

Foto: UOL