Foto: Divulgação

O Atlético Júnior, de Barranquilla, venceu (2 x 0) o Santa Fé, de Bogotá, na noite desta quinta (8), diante de 60 mil torcedores, no estádio El Campin, em Bogotá, e pode perder por um gol o jogo de volta, dia 29, no Estádio Metropolitano de Barranquilla, que será finalista para decidir a Copa Sul-Americana com Fluminense ou Atlético Paranaense, que também venceu por 2 x 0 o jogo de ida em Curitiba.

OITO CARTÕES – O árbitro uruguaio Esteban Oistoch teve dificuldade para manter o nível disciplinar do jogo e só no primeiro  tempo advertiu sete jogadores – quatro do Santa Fé – com cartão amarelo. No segundo tempo, expulsou o zagueiro Javier Lopez, do Santa Fé, aos 40 minutos, por um carrinho maldoso no meia Barrera. Apesar da entrada violenta, ele só havia mostrado o amarelo, mas foi chamado pelo árbitro de video, reviu bem o lance e decidiu pelo cartão vermelho.

OS GOLS – O atacante Teo Gutierrez, 33 anos, 1,77m, natural de Barranquilla, fez 1 x 0 aos 40 do primeiro tempo. Como sua posição parecia duvidosa, o árbitro uruguaio decidiu consultar o árbitro de video e confirmou o gol. O segundo, logo aos 2 do segundo tempo, foi do lateral-direito Marlon Piedrahita, 33 anos, 1,75m, com chute forte, cruzado e com muito efeito, sem chance para o goleiro Robinson Zapata, 40 anos, 1,80m, que evitou que o Santa Fé fosse goleado.

URUGUAIOS – Os técnicos da semifinal entre colombianos são uruguaios. Julio Comesaña, 70 anos, foi meio-campo do Nacional  e Peñarol, e na Colômbia jogou pelo Millonarios e Atlético Júnior de Barranquilla, que levou ao título de campeão nacional da Colômbia em 2017. O Santa Fé tem o comando do ex-zagueiro Guillermo Sanguinetti, 52 anos, que jogou pelo Nacional de Montevidéu e pela seleção uruguaia na Copa América de 91 e 93.

DIA 29 – O jogo de volta, em que o Atlético Júnior de Barranquilla pode perder por um gol, será dia 29, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, homenagem a um dos grandes jogadores da época do amadorismo do futebol colombiano. É o maior estádio do país, com 60 mil lugares e estará lotado. É o estádio em que a seleção da Colômbia realiza a maioria de seus jogos.