Foto: site radarsantamaria.com.br

O Barcelona perdeu, de virada e em um minuto, a invencibilidade do Campeonato Espanhol 2018-2019, ao sofrer a primeira derrota de sua história para o lanterna Leganés, na noite desta quarta (26), no estádio municipal de Butarque, que recebeu a lotação máxima de 12.500 torcedores, em Leganés, município-dormitório de Madrid. Philippe Coutinho, da seleção brasileira, fez o gol do Barcelona, de fora da área, logo aos doze minutos do primeiro tempo.

OS CARRASCOS – Na volta do intervalo, o atacante franco-marroquino Nabil El Zhar, 32 anos, 1,71m, empatou de cabeça no contrapé do goleiro alemão Ter Stegen, aos 7 minutos. Nabil El Zhar jogou de 2006 a 2011 no Liverpool e depois do PAOK (Grécia), Levante e Las Palmas, e está no Leganés desde 2017, completando esta noite seu nono gol em 60 jogos. Em 2008 ele disputou três jogos pela seleção do Marrocos.

ÓSCAR RODRIGUEZ fez o gol da virada do Leganés, aos 8 minutos, após rebatida errada do zagueiro Piqué no interior da área. Oscar Rodriguez ficou frente a frente com o goleiro e foi rápido na finalização para marcar o gol. Meia-atacante de 20 anos, 1,72m, nascido em Madrid, formou-se na base do Real Madrid, com 6 gols e 34 assistências em 34 jogos pelo Real Castilla, o time B. Foi emprestado no início desta temporada ao Leganés, que pagou um milhão de euros pelos próximos cinco anos.

MESSI APAGADO – O melhor que o craque argentino fez no jogo foi o passe para o gol de Philippe Coutinho. No mais, sua atuação foi muito abaixo do que rende, mostrando pouco empenho e motivação. Luis Suárez só entrou aos 15 do segundo tempo, no lugar do reserva Munir, e o brasileiro Malcom, em sua primeira temporada, entrou aos 25, saindo Dembéle, no mesmo minuto em o lateral Jordi Alba substituiu o zagueiro belga Vermaelen.

A DIFERENÇA… – Enquanto o Barcelona dispôs de 650 milhões de euros para investimento em contratações, o modeso Club Deportivo Leganés teve orçamento de…53 milhões de euros para toda a temporada. Por isso, recorreu a vários empréstimos, como o de Óscar Rodriguez, do Real Madrid, que fez o gol da vitória.

 

Foto: site marca.com / Ángel Rivero

FORÇA DA MULHER – O Club Deportivo Leganés é presidido por Maria Victoria Pavon, 59 anos, dona de imobiliária em Madrid, onde nasceu em 14 de novembro de 59. Incentivada pelo marido e sócio Felipe Moreno, ela comprou o clube em dezembro de 2008, com dívida de um milhão de euros. Com boa administração, recuperou as finanças e levou o time, pela primeira vez em 90 anos, à primeira divisão, tornando o Leganés mais acreditado.

AS ÚNICAS CONQUISTAS do CD Leganés, no futebol, foram a quarta divisão em 85-86 e a terceira divisão em 92-93. Está disputando a Série A em 2018-2019, depois de ter sido vice-campeão da Série B em 2017-2018. Maria Victoria Pavon gosta do clube, entre outras coisas, pelo azul e branco, suas cores preferidas, como o time usou na camisa na vitória desta noite, com listras largas verticais, na virada histórica (2 x 1) sobre o então invicto e líder FC Barcelona.

SEM BRASILEIRO – A maioria do elenco de 29 jogadores do Leganés é formada por europeus, mas há cinco uruguaios e dois argentinos, que é também a nacionalidade do técnico Maurício Pellegrino, 59 anos, 1,93m, canhoto, zagueiro campeão da Libertadores e do Mundial de clubes de 94 pelo Velez Sarsfield e que disputou a Copa América de 97 pela seleção. Foi campeão espanhol 98-99 no Barcelona e bicampeão no Valencia 2001-2002 e 2003-2004. 

MAURÍCIO PELLEGRINO iniciou como assistente-técnico do Liverpool em 2008, onde disse ter aprendido muito até 2012, quando foi contratado para treinar o Valencia. Em 2017-2018 voltou ao Reino Unido para dirigir o Southampton, da costa sul inglesa, e assinou com o Leganés no início de 2018.