Escolha uma Página

FLAMENGO E FLUMINENSE terão que viajar entre os jogos decisivos do Campeonato Carioca, para estrear na Libertadores, de acordo com o sorteio dos grupos, na noite de ontem (27), no Paraguai. Após o Fla-Flu de sábado (1), o Flamengo viajará 6.600 km, para jogar com o Aucas, campeão do Equador, nos 2.850 metros de Quito.

O FLUMINENSE estará livre do problema da altitude e fará viagem mais curta, de 4.800 km a Lima, para jogar pela primeira vez na Libertadores com o Sporting Cristal, 20 vezes campeão peruano, que participa pela quarta vez e só foi finalista em 1997, quando perdeu para o Cruzeiro (0 x 0 em Lima, 1 x 0 no Mineirão).

A DATA DA ESTREIA das 32 equipes da fase de grupos ficou em aberto, entre a 3ª (4), e a 5ª (6), e os clubes esperam que a Confederação confirme entre hoje e amanhã (29). É provável que Aucas x Flamengo e Sporting Cristal x Fluminense sejam 4ª (5), aumentando o intervalo do segundo Fla-Flu decisivo para quatro dias.

A CONFIRMAÇÃO das datas também depende do interesse da televisão, que pode mudar os horários e transmitir os jogos na mesma noite. Na segunda rodada, os jogos da Libertadores estarão entre os de abertura, dia 19, do Brasileiro: Flamengo x Coritiba e América Mineiro x Fluminense, marcados para o dia 16.

O FLAMENGO vai fazer o jogo de abertura como visitante no Equador com o Aucas, que pela primeira vez participa da Libertadores, por ter sido campeão do Equador, pela primeira vez. O primeiro jogo do Flamengo em casa será com o estreante Ñublense, do Chile, dia 19, e o último com o Aucas, dia 28 de junho.

O FLUMINENSE será visitante na estreia com o Sporting Cristal, e depois de dois jogos no Maracanã, com The Strongest e River, enfrentará os mesmos adversários fora de casa. O jogo que mais preocupa é o da altitude de 3.625 metros do estádio Hernando Siles da capital La Paz. O último será no Maracanã com o Cristal.

A TENDÊNCIA, quanto à classificação para a segunda fase, é de que Flamengo e Aucas sejam os primeiros do Grupo A, e Fluminense e River, os primeiros do Grupo D. Só dois brasileiros ficaram no mesmo grupo, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro, que dividirão o Grupo G com o Alianza Lima e o paraguaio Libertad.

Foto: Superesporte