MESMO BEM COLOCADOS, e ainda podendo disputar o título, Fluminense, 5º com 28 pontos, e Palmeiras, 3º com 31, entrarão bem desfigurados, no último dos quatro jogos de abertura da penúltima rodada do turno do Campeonato Brasileiro, na noite de hoje (5), no Maracanã. O Fluminense, além de Nino e André, suspensos, deve poupar Felipe Melo; escalar os zagueiros reservas Marlon e David Braz, e preservar outros titulares, dependendo do decorrer do jogo.

O PALMEIRAS NÃO TERÁ Raphael Veiga, Dudu, Zé Rafael e Piquerez, e pode poupar também Mayke, Murilo, Artur e Rony no transcurso do jogo. Mesmo precisando só do empate, na próxima 4ª feira (9), em casa, para ir às quartas de final, depois de ter vencido o Atlético por 1 x 0 no Mineirão, o Palmeiras quer se prevenir com a equipe completa na Libertadores. A premiação é mais alta e a importância de participar do Mundial de clubes se sobrepõe.

O FLUMINENSE, se vencer, iguala o Palmeiras em pontos (31) e o supera em vitórias (9 a 8). O Palmeiras tem o ataque com mais gols (32), igual ao do Botafogo, e o Fluminense, a 3ª defesa menos vazada (16), igual às do Bragantino e São Paulo. Depois de três vitórias seguidas, o zagueiro Gustavo Gomez, capitão do Palmeiras, disse: “Voltamos a ser um time consistente e intenso”. Mas o Fluminense, com 3 vitórias e 2 empates, não perde do Palmeiras, em casa, desde 2017.

DENUNCIADO, FALCÃO DEIXA O SANTOS

SÓ COM UMA VITÓRIA nos últimos 16 jogos, o Santos ficou sem o coordenador técnico Paulo Roberto Falcão, de 69 anos, denunciado por assédio sexual por uma funcionária do apart hotel, onde morava desde novembro de 2022, quando foi contratado. Ele negou a acusação e lamentou a situação do time, 15º com 17 pontos e saldo negativo de 8 gols (18 a 26). O Santos só tem mais dois pontos e uma vitória que o Bahia, primeiro do rebaixamento.

O ATHLETICO PARANAENSE, 7º com 27 pontos, poupará alguns titulares para o jogo de volta com o Bolívar, 3ª feira (8), na Arena da Baixada, em Curitiba, precisando vencer por três gols, ou pelo menos por dois, para decidir nos pênaltis, depois de perder por 3 x 1 em La Paz, para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana. O Athletico é o único time dirigido por interino na Série A, o técnico Wesley Carvalho, baiano de 49 anos.

PRATICAMENTE ELIMINADO da Copa Sul-Americana, depois de perder para o Estudiantes de La Plata por 3 x 0, na Argentina, o Goiás precisa vencer hoje (5) o Fortaleza, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, para se manter fora do rebaixamento. 16º com 16 pontos, o Goiás é o terceiro pior mandante do Campeonato Brasileiro, depois do América Mineiro e do Vasco. O Fortaleza, 11º com 23 pontos, ganhou do Libertad por 1 x 0 no Paraguai e joga pelo empate, 3ª (8), na Arena Castelão, para avançar às quartas de final da Sul-Americana.

O INTERNACIONAL poupará a maioria dos titulares, no jogo da noite de hoje (5) com o Corinthians, na Arena Beira Rio, onde tentará 3ª (8) vencer o River por dois gols, para passar às quartas de final da Libertadores, depois de perder na Argentina por 2 x 1. No Brasileiro, o Internacional é 12º com 23 pontos, há seis jogos sem vencer, e o Corinthians, sem derrota nos últimos oito jogos, 14º com 19 pontos. Na Sul-Americana, o Corinthians jogará pelo empate 3ª feira (8), na Argentina, depois de vencer o Newell’s Old Boys por 2 x 1 em São Paulo.