A Confederação Sul-Americana de Futebol adotou medidas que vão alterar a programação de seus dois principais torneios – Copa Libertadores e Copa Sul-Americana -, em virtude da pandemia do coronavírus, agora com previsão de reinício só no final de setembro. Os jogos terão datas, a serem marcadas, bem perto das festas de Natal e Ano Novo de 2020.

RECUSADA – A Confederação Sul-Americana de Futebol recusou proposta dos clubes, que sugeriram a realização da Libertadores em local único e com duração de um mês, alegando que assim não deixariam de ganhar com a venda de ingressos e com os direitos da televisão. A proposta foi encaminhada através das Associações de Futebol da Argentina e do Uruguai.

SEM MUDANÇA – A Conmebol – sigla da Confederação Sul-Americana de Futebol – decidiu manter o formato, com jogos de ida e volta, recomeçando a Libertadores apenas no final de setembro e com a ressalva, “desde que tudo esteja normalizado e sem nenhum problemaAs finais da Libertadores seriam em janeiro ou fevereiro de 2021, mantida a final única no Maracanã.

PROBLEMAS – A Conmebol ressaltou ainda que “tudo está na dependência de solução dos problemas, que se tornam maiores por serem dez os países na Copa Libertadores”. O órgão técnico lembrou que “a reabertura das fronteiras e as restrições de voo precisam ser resolvidas”. Observa-se claramente a preocupação da entidade com todos os problemas.

SURPRESO – O paraguaio Alejandro Dominguez, advogado de 48 anos, presidente da Conmebol, mostrou-se surpreso com o comunicado que recebeu da FIFA, informando que os torneios, com jogos finais até 31 de dezembro, estão autorizados a fazer cinco substituições por jogo. Ele disse que vai criar uma comissão para tratar da mudança.

ELIMINATÓRIAS – Marcados para os dias 27 e 31 de março, os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo 2022 tiveram que ser reprogramados. A Conmebol decidiu na noite de ontem (8) que serão iniciados em setembro e só terminarão em março de 2022. Pela primeira vez, as eliminatórias vão terminar no mesmo ano da Copa.

Imagem: Futebol Latino