O Manchester City consolidou a liderança da Premier League ao vencer (3 x 1) neste sábado (9) o Watford, diante de 55.097 torcedores, capacidade máxima do Etihad Stadium, na abertura da trigésima rodada, e abriu quatro pontos de vantagem (74 a 70) sobre o Liverpool, que joga neste domingo (10), em seu Anfield Road, com o Burnley, décimo sexto, tentando evitar o rebaixamento. O destaque do líder foi o atacante inglês Sterling, de 24 anos, que marcou três gols em treze minutos.

FULMINANTE – O Manchester City exerceu amplo domínio, mas só conseguiu os gols na volta do intervalo, com início fulminante. Sterling fez 1 x 0 logo no primeiro minuto, ao receber, impedido, lançamento do argentino Sergio Aguero. O árbitro Paul Tierney chegou a anular, mas depois de conversar com seu assistente, validou o gol irregular. Bom dizero Campeonato Inglês, dos cinco mais importantes da Europa, é o único que ainda não implantou o árbitro de video.

O segundo gol de Raheem Sterling, de 24 anos, 1,70m, nascido em Kingston, capital da Jamaica, tem cidadania britânica e formou-se na base do Liverpool em 2012, quando se tornou profissional. Ele completou hoje (9) o jogo 179 pelo Manchester City, com 63 gols. Na seleção inglesa, só marcou quatro gols em 47 jogos. Sterling fez 2 x 0 aos 5 e marcou o terceiro gol aos 13. Oito minutos depois, o atacante espanhol Gerard Deulofeu, de 24 anos, marcou o gol do Watford aos 21 minutos, o mais rápido de um substituto na história do Campeonato Inglês.

BRASILEIROS – O técnico espanhol Josep Guardiola manteve o goleiro Ederson, reserva da seleção brasileira, até o final. O atacante Gabriel Jesus só entrou aos 35 do segundo tempo, quando Sergio Aguero – vice-artilheiro do campeonato com 18 gols, sete a menos que o inglês Harry Kane, do Tottenham de Londres – saiu poupado, e muito aplaudido. Gabriel Jesus está em baixa no Manchester City, relegado à suplência e voltou a ter desempenho abaixo do que se pode esperar de um jogador da seleção.

CITY x SCHALKE-04 – O jogo de volta, valendo vaga nas quartas de final da Champions League, será terça (12), no Etihad Stadium, com vantagem para o time inglês, que derrotou (3 x 2) a equipe alemã no jogo de ida na Veltins-Arena, na cidade de Gelsenkirchen.