O Barcelona manteve a liderança e ficou a duas vitórias do título de campeão espanhol 2018-2019, sem precisar de gol de Messi, artilheiro do campeonato, ou mesmo de Suarez, para ganhar (2 x 1) da Real Sociedad, diante de 75.470 torcedores, na noite deste sábado (20), no Camp Nou, onde o goleiro argentino Geronimo Rulli, de 26 anos,1,90m, evitou a goleada do ataque mais positivo (83 gols em 33 jogos, média de 2.51 gols por jogo).

ZAGUEIRO E LATERAL – O Barcelona já saiu para o intervalo em vantagem, com o gol de cabeça do zagueiro belga Lenglet, aos 45, após escanteio da direita do francês Dembélé. A Real Sociedad não teve tempo para comemorar o gol de empate do meia Juanmi, aos 16 do segundo, com assistência do apoiador Merino, único do jogo advertido com cartão amarelo pelo árbitro Gonzalez Fuertes. Três minutos depois, com assistência de Messi, o gol da vitória marcado por Jordi Alba, de pé direito, aos 19.

COUTINHO MARCADO – Os torcedores voltaram a marcar o meia Philippe Coutinho, que só entrou aos 25 do segundo tempo, substituindo Dembélé, pelo gesto de levar as mãos aos ouvidos na vitória sobre o Manchester United, três dias antes pela Liga dos Campeões, quando marcou um gol. O técnico Ernesto Valverde foi abraçá-lo na saída do campo e repetiu: “Coutinho é muito valioso no nosso esquema tático”. O jogador ainda está acertando a renovação de contrato.

OS LÍDERES – Ter Stegen, Semedo, Lenglet, Piqué e Jordi Alba; Rakitic, Arthur (Busquets, 10 do segundo tempo) e Vidal (Sergi Roberto, 44 do segundo tempo); Dembélé (Philippe Coutinho, 25 do segundo tempo), Messi e Suarez. O Barcelona tem 77 pontos – 23 vitórias, 8 empates, 2 derrotas -, e na próxima rodada já poderá comemorar o título, se vencer como visitante o Alavés, e o vice-lider, Atlético de Madrid (68 pontos) perder fora de casa para o Valencia. O Real Madrid, terceiro com 61, joga em casa neste domingo de Páscoa com o Atlético de Bilbao, sétimo com 46 pontos.

VICE-LIDER 1 x 0 – Com o gol do ponta Thomas Lemar, francês de 23 anos, aos 40 do segundo tempo, o Atlético de Madrid venceu (1 x 0) o Eibar, no estádio municipal de Ipurua. O goleiro sérvio Marko Dmitrov, de 32 anos, 1,94m, impediu que o Eibar sofresse uma goleada, mesmo sem que o Atlético de Madrid contasse com os artilheiros Griezmann e Diego Costa, suspensos. O jogo registrou o menor público da temporada, com 4.750 torcedores.

UM DE OITO – Foi o primeiro dos oito jogos de suspensão aplicada ao atacante brasileiro Diego Costa, por dupla ofensa ao árbitro. Ele está fora do restante da temporada porque na Espanha não existe efeito suspensivo, imoralidade própria do futebol brasileiro. Todas as punições, tipo ofensas, cusparadas, agressões e outras – estão previstas no regulamento da Real Federação Espanhola de Futebol e são cumpridas.

Fotos: UOL Esporte