Escolha uma Página

Messi / site oficial do Barcelona

Depois de empatar sábado (2) com o Valencia, que fez 2 x 0, o Barcelona aumentou para dois pontos a vantagem na liderança de La Liga, como os espanhóis tratam seu campeonato, devido à derrota (1 x 0) neste domingo (3) do vice-lider Atlético de Madrid para o Betis, no estádio Benito Villamarin, em Sevilha.

O Barcelona tem 50 pontos, seis à frente do Atlético de Madrid (44), que viu o Real Madrid, terceiro com 42, ficar mais perto ao término da rodada 22. O Barcelona tem o ataque mais positivo (60) e Messi é o artilheiro com 21 gols em 22 jogos, passando dos 20 gols pela décima primeira vez consecutiva na história do campeonato.

Diego Simeone / goal.com

PRIMEIRA DERROTA – No domingo em que completou 322 jogos no comando do Atlético de Madrid, que dirige desde 2011, o técnico argentino Diego Simeone, 48 anos, sofreu a primeira derrota para o Betis em 15 jogos, após 10 vitórias e 4 empates. O Betis não ganhava do Atlético de Madrid, em Sevilha, há treze anos, desde 14 de janeiro de 2006.

EXALTAÇÃO – O Betis é dirigido pelo técnico espanhol Enrique Setién, 60 anos, ex-meio-campo. No final, Quique – como é chamado – fez questão de exaltar os jogadores, pela determinação do início ao fim, quatro dias depois de terem atuado 120 minutos, para conseguir a vaga na semifinal da Copa do Rei, em jogo muito tenso com o Espanyol, de Barcelona.

Alvadro Morata / Sky Sports

QUARTA VEZ – O atacante Alvaro Morata, 26 anos, emprestado pelo Chelsea, de Londres, que defende desde 2017 – 72 jogos, 24 gols -, estreou no Betis e não conseguiu quebrar um tabu pela quarta vez. Morata nunca fez gol em seu jogo de estreia, no Real Madrid, na Juventus, no Chelsea e hoje no Betis. Sua atuação não chegou a empolgar os 50.864 torcedores. Morata estreou com a camisa 22 e não teve tantas chances de gol.

UM PAREDÃO – O Betis poderia ter saído com vitória mais ampla, em virtude do acentuado domínio que exerceu na maior parte do jogo. Mas, outra vez, o goleiro esloveno Jan Oblak, 26 anos, 1,90m, no Atlético de Madrid desde 2011 – completou 197 jogos -, foi um autêntico paredão, com defesas notáveis. Oblak chegou ao Atlético depois de se destacar em cinco times portugueses: Benfica, Beira Mar, Olhanense, União de Leiria e Rio Ave, onde foi eleito melhor goleiro do campeonato.

TOQUE BRASILEIRO – O gol único de Betis 1 x 0 Atlético de Madrid foi de pênalti, convertido pelo atacante espanhol Sergio Canales, 27 anos, que até hoje só atuou em times do país e em todas as categorias das seleções, sub-16 a sub-21. O pênalti foi cometido com a mão esquerda pelo lateral Filipe Luis, da seleção brasileira, aos 20 do segundo tempo. Filipe Luis entrou no intervalo, no lugar do lateral colombiano Santiago Arias. Na marcação, o árbitro Medié Jimenez, da Catalunha, nem precisou recorrer ao árbitro de video, operado pelo árbitro José Hernandez, das Ilhas Canárias.

REAL MADRID 3 x 0 – No estádio Santiago Bernabeu, 53.132 torcedores aplaudiram a quarta vitória consecutiva do Real Madrid, que se consolidou na terceira posição com 42 pontos, agora só a dois pontos do vice-lider Atlético de Madrid (44). O time do técnico argentino Santiago Solari já saiu para o intervalo com 1 x 0, gol do francês Karim Benzema, aos 30, após cruzamento do lateral espanhol Sergio Reguillón, que aos poucos vai deixando Marcelo, da seleção brasileira, de vez na reserva.

Vinícius Júnior / Twitter

VINÍCIUS JÚNIOR – Mesmo com amplo domínio, o Real Madrid só conseguiu os dois últimos gols nos dez minutos finais. Vinícius Júnior fez 2 x 0 aos 35, completando livre na área o lançamento do espanhol Marco Asensio. O ex-atacante do Flamengo saiu muito aplaudido, aos 41, ao ser substituído pelo espanhol Isco. O terceiro gol, de cabeça, foi do atacante Mariano Diaz, 25 anos, da República Dominicana, criado em Barcelona e com cidadania espanhola.

PRIMEIRA VEZ – Depois de 22 jogos, pela primeira vez, nenhum jogador do Real Madrid foi advertido com cartão amarelo. O árbitro Jaime Latre, 39 anos, que está completando quatro anos na Série A, depois de cinco temporadas na Série B, é do colegiado de Aragão, e só mostrou três amarelos para jogadores do Alavés, quinto com 32 pontos.

COPA DO REI – O futebol espanhol agora terá três dias para respirar o início das semifinais da Copa do Rei. O lider Barcelona recebe o Real Madrid, quarta (6), no Camp Nou, com a lotação de 92 mil lugares esgotada. Embora tenha ficado cinco minutos à beira do campo sendo atendido, depois de sentir a coxa direita no jogo de sábado (2) com o Valencia, Messi voltou e atuou até o fim. Ele será reavaliado nesta segunda (4), mas os médicos dizem que o craque terá condições satisfatórias.