O BOTAFOGO ampliou a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro para três pontos (60 a 57), ao vencer o Athletico Paranaense por 1 x 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, e com o 0 x 0 do vice-líder Palmeiras com o Bragantino, no outro jogo da tarde deste sábado (5), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

O GOL DA 18ª vitória foi de Igor Jesus, aos 14 minutos do 1º tempo, após belo lançamento de Savarino, que finalizou rasteiro, cruzado, sem chance de defesa para o goleiro Mycael. No 2º tempo a chance mais clara foi no chute de Savarino no travessão, aos 28 minutos. Depois, o Botafogo soube neutralizar a pressão do Athletico para manter o resultado.

IGOR JESUS, mato-grossense de 23 anos, convocado pela primeira vez para os jogos das eliminatórias com Chile e Peru, é um dos três do Botafogo na seleção brasileira, com Luiz Henrique e Alex Telles, e um dos sete em outras quatro seleções: Almada (Argentina), Bastos (Angola), Gatito (Paraguai) e Savarino (Venezuela).

O BOTAFOGO, líder com 60 pontos e com mais vitórias (18 em 29 jogos), ampliou também a vantagem de melhor mandante, com a 8ª vitória em 15 jogos, 5ª sem sofrer gol, depois de 4 empates, só 3 derrotas, e com o ataque mais positivo: 47 gols, média de 1.62 por jogo.

EM JOGO DE 28 FALTAS (20 do Botafogo) e de cinco cartões amarelos – Gregore, Danilo e Tiquinho (o chamado cartão de graça, isolando a bola após cometer falta clara) – Madson e Caíque, suspensos do jogo com o Corinthians, o árbitro paulista Flavio de Souza teve atuação correta. R$1.000.405,00. 23.646 pagantes na Arena da Baixada.

O TIME LÍDER: John, Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore (Alan), Marlon (Tchê Tchê) e Almada (Danilo); Luiz Henrique (Mateus Martins), Igor Jesus (Tiquinho) e Savarino. O próximo jogo será 6ª feira (18) com o Criciúma (12º), no Maracanã, devido a um show no estádio Nilton Santos.

OS OUTROS quatro jogos do Botafogo, com mando de campo, serão com Vasco, Cuiabá, Vitória e São Paulo, última rodada, 8 de dezembro. Os jogos restantes como visitante serão com Bragantino, Atlético Mineiro, Palmeiras – antepenúltima rodada, 1 de dezembro – e Internacional.

A ÚLTIMA VITÓRIA DO BOTAFOGO sobre o Athletico, na Arena da Baixada, havia sido no domingo, 3 de agosto de 2008, por 3 x 0, gols de Lúcio Flávio, de pênalti, aos 30 do 1º tempo, e de Jorge Henrique aos 14 e Túlio aos 24. O time do técnico Ney Franco: Renan, Tiaguinho, Renato Silva, André Luis (Edson) e Zé Carlos; Diguinho, Lúcio Flávio (Lucas), Leandro Guerreiro e Tulio (Luciano Almeida); Gil e Jorge Henrique.

EM SEU SEXTO EMPATE, terceiro 0 x 0, o vice-líder Palmeiras fez uma de suas piores apresentações nos 29 jogos do Brasileiro de 2024, neste sábado (5), diante do Bragantino, que empatou o 9º jogo, primeiro 0 x 0, em Bragança Paulista, e terminou a rodada em 13º com 34 pontos.

O ATLÉTICO MINEIRO abriu 2 x 0 no 1º tempo com Fausto Vera e Vargas, mas cedeu o empate ao Vitórias, na volta do intervalo, com os gols do zagueiro Wagner Leonardo e do atacante Alerrandro, em arrancada desde o meio do campo.

O CUIABÁ venceu o São Paulo por 2 x 0, gols de Bruno Alves aos 4 e Clayson aos 42 do 1º tempo, na noite de hoje (5), na Arena Pantanal, mas não saiu do penúltimo lugar (19º), com 26 pontos. O São Paulo sofreu a 10ª derrota e só se manteve em 5º, com 47 pontos, porque o Internacional empatou (2 x 2) com o Corinthians e ficou em 6º com 46, e o Bahia perdeu para o Flamengo (2 x 0) e caiu para 7º com 45 pontos.

Foto: Vítor Silva/Botafogo