O BOTAFOGO ampliou a vantagem para quatro pontos na liderança do Campeonato Brasileiro, ao vencer o Corinthians por 2 x 1, em jogo com três gols de pé esquerdo, na noite de ontem (14), no estádio Nilton Santos. O Botafogo tem 53 pontos, 16 vitórias, e o vice-líder Fortaleza, que empatou 1 x 1 com o Athletico Paranaense, 49 pontos, 14 vitórias.
O BOTAFOGO dominou praticamente todo o 1º tempo, e depois de parar em pelo menos quatro boas defesas do goleiro Hugo Souza, abriu o placar aos 39 minutos, com Luiz Henrique completando de pé esquerdo na pequena área o cruzamento de Savarino, após jogada iniciada por Almada, o melhor do jogo, com dois dribles em Romero.
O CORINTHIANS teve a chance do empate aos 44, mas o goleiro John defendeu o primeiro pênalti da carreira, cometido de modo desnecessário pelo lateral Marçal no lateral Mateuzinho. A cobrança do paraguaio Romero, com duas paradinhas, foi no canto esquerdo e depois da defesa parcial, o goleiro John afastou o perigo com o pé direito.
O BOTAFOGO foi mais pressionado no 2º tempo, em que o Corinthians mostrou outra disposição. O zagueiro argentino Barboza fez o 2º pênalti da noite, empurrando o meia Raniele pelas costas. Após a revisão no VAR, o árbitro confirmou, e o canhoto argentino Rodrigo Garro empatou no meio do gol, enquanto John caía para o lado esquerdo, aos 17 minutos.
O BOTAFOGO reagiu rápido e o belo gol da 16ª vitória, aos 22 minutos, premiou a atuação destacada do meia argentino Almada, compra mais cara de um clube brasileiro (22 milhões de dólares, R$121 milhões). Ele deu dois dribles em André Ramalho e finalizou de canhota, marcando o 1º gol com a camisa do Botafogo. A bola desviou em Gustavo Henrique e tirou qualquer chance de defesa do goleiro.
O LÍDER BOTAFOGO tem 53 pontos, 16 vitórias, 5 empates, 5 derrotas, saldo de 20 gols (45 a 25). Se mantiver a média de dois pontos por jogo, o Botafogo chegará à última rodada com 76 pontos, mais 6 que o Palmeiras somou ao ganhar o bicampeonato brasileiro em 2023.
FOI O 13º JOGO DO BOTAFOGO como mandante, com a 10ª vitória, 1 empate (1 x 1 com o Athletico) e duas derrotas (1 x 2 Bahia, 0 x 3 Cruzeiro). O próximo jogo será com o Fluminense, sábado (21), no Maracanã, depois do jogo de ida das quartas de final da Libertadores com o São Paulo, 4ª feira (18), no estádio Nilton Santos.
BOTAFOGO 2 x 1 CORINTHIANS registrou R$2.115.360,00. 28.275 pagantes. 32.691 presentes. O jogo teve 12 minutos de acréscimos (8 no 2º tempo) e começou com três minutos de atraso, devido à semelhança das cores dos uniformes. O Corinthians voltou para o 2º tempo todo de preto. O árbitro gaúcho Anderson Daronco marcou bem os pênaltis.
BOTAFOGO – John, Vitinho (Mateo), Bastos, Barboza e Marçal (Alex Telles); Danilo (Tchê Tchê), Marlon e Almada; Luiz Henrique (Tiquinho), Igor Jesus e Savarino (Alan). O time foi orientado na área técnica pelo assistente Franclim Carvalhol, devido à suspensão do técnico Artur Jorge. Os laterais Vitinho e Alex Telles estrearam com atuação discreta.
CORINTHIANS – Hugo Souza, Caetano (Bidon), André Ramalho e Gustavo Henrique; Mateuzinho, José Martinez (Coronado), Raniele (Carrillo), Garro e Mateus Bidu; Talles Magno (Hector Hernandez) e Romero (Pedro Raul, 23º jogo sem fazer gol). O técnico argentino Ramon Diaz foi expulso aos 51 minutos, após um empurrão no gandula.
O CORINTHIANS caiu mais uma posição e terminou a 26ª rodada em 18º com 25 pontos, igual ao Vitória, que subiu para 17º por ter mais duas vitórias (7 a 5), após vencer o Atlético Goianiense, último com 18 pontos, por 2 x 0, gols de Alerrandro e Mateuzinho, no único jogo da tarde de ontem (14), no estádio Antonio Accioly, em Goiânia.
NO OUTRO JOGO da noite de ontem (14), na Arena da Baixada, em Curitiba, o Fortaleza fez 1 x 0, gol do atacante catarinense Moisés, aos 14 minutos, e o Athletico empatou aos 28 com o gol do atacante uruguaio Agustin Canobbio. Na volta do intervalo, os times não tiveram competência para alterar o placar.
Foto: Vítor Silva/Botafogo