COM A SÉTIMA VITÓRIA e 100% de aproveitamento no estádio Nilton Santos, o Botafogo aumentou para cinco pontos a vantagem na liderança absoluta, depois de oito rodadas do Campeonato Brasileiro, ao vencer o América Mineiro por 2 a 0, na noite deste último domingo (28) de maio. Junior Santos fez 1 x 0 logo aos 3 minutos, completando de cabeça o cruzamento do lateral argentino Di Plácido, e Luis Henrique marcou o 2º gol, aos 11 do 2º tempo, passando pelo goleiro, após um passe primoroso de calcanhar do meia Eduardo, que havia acertado o travessão logo no primeiro minuto.

UMA PROVA DA CONFIANÇA cada vez maior da torcida na equipe, que rende mais a cada jogo, foi o público de 20.302 pagantes, proporcionando R$1.120.235,00. Com ritmo intenso desde o início, o Botafogo mostrou que o condicionamento físico está sendo bem trabalhado, ao mesmo tempo em que as substituições se tornam pontuais. O controle emocional tem evitado advertências, tanto que só Cuesta e Marçal, por faltas comuns, receberam cartão. O empate do Palmeiras com o Atlético levou o Botafogo a ampliar a vantagem de pontos (21 a 16).

LUCAS PERRI, Di Plácido, Adryelson (Phelipe Sampaio), Victor Cuesta e Marçal; Marlon, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Raí); Junior Santos, Eduardo (Janderson) e Luis Henrique (Victor Sá), o time do técnico português Luis Castro, na sétima vitória, sem contar com o paraibano Tiquinho Soares, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2023, com seis gols, que cumpriu suspensão. Eduardo, que tem sido dos melhores da campanha, desempenhou bem a função.

O BOTAFOGO terá dois confrontos seguidos com o Athletico Paranaense: 4ª feira (31), no estádio Nilton Santos, para decidir a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, em que precisa vencer por dois gols, ou por um gol para decidir nos pênaltis, porque perdeu em Curitiba por 3 x 2, e sábado (3), pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena da Baixada.

                    PALMEIRAS SEGUE COMO ÚNICO INVICTO

O PALMEIRAS terminou a oitava rodada como único invicto – 4 vitórias, 4 empates -, ao empatar com o Atlético em 1 x 1, na noite deste domingo (28), no Mineirão, em jogo de alta intensidade e de um belo gol do argentino Christian Pavon, aos 44 minutos do 1º tempo, após passar pelos zagueiros Gustavo Gomez e Luan. Na volta do intervalo, Dudu usou a cabeça para empatar aos 7 minutos, completando cruzamento sob medida de Artur.

O PALMEIRAS teve um belíssimo gol de bicicleta de Roni, anulado pelo VAR, por impedimento no início do lance, o que gerou muita reclamação, após a confirmação do árbitro catarinense Braulio Machado. Dudu dominou a bola na cabeça, e entre os zagueiros, encobriu o goleiro Everson. Foi o 14º empate entre os times, em 61 jogos do Campeonato Brasileiro, com 26 vitórias do Palmeiras e 21 do Atlético.

NO CONFRONTO do contraste, o vice-líder Palmeiras, único invicto, jogará na 9ª rodada com o Coritiba, último colocado e único sem vitória, com previsão de vitória ampla no Allianz Parque, em São Paulo. O Palmeiras tem 16 pontos, 4 vitórias, 4 empates, saldo de 10 gols (17 a 7), e o Coritiba, 20º, com 3 pontos de três empates, perdeu cinco jogos e tem saldo negativo de 10 gols: marcou sete e sofreu 17.

Foto: Lance! / Botafogo