O BOTAFOGO não terá o lateral Marçal, suspenso; o meia Eduardo, com dores musculares, e pode poupar o volante Tchê Tchê, para não aumentar o desgaste físico, no reencontro com o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terá mais quatro jogos neste primeiro sábado (3) de junho. Entre os destaques, o maior clássico do futebol mineiro, Cruzeiro x Atlético, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
O BOTAFOGO defende a liderança, que mantém desde o início, com 21 dos 24 pontos disputados, 7 vitórias, 1 derrota, saldo de 10 gols (16 a 6), segundo ataque mais positivo, só com menos 1 gol que o do Palmeiras (17), e defesa menos vazada, igual à do Fortaleza, além de ter o artilheiro Tiquinho Soares (6, três de pênaltis). O Glorioso faz o quarto jogo como visitante: 2 x 1 no Bahia, 3 x 2 no Flamengo, que tinha o mando, e a única derrota, de virada, para o Goiás (2 x 1).
O ATHLETICO, 11º com 12 pontos, 4 vitórias, 4 derrotas, sem saldo de gol (11 a 11), não vence há quatro jogos; a última vitória foi sobre o Botafogo por 3 x 2, no jogo de ida da Copa do Brasil. O time não terá os atacantes Vitor Bueno, suspenso, e Pablo, lesionado, e o volante Fernandinho, poupado. O Athletico faz o quinto jogo em casa, com vitórias de virada sobre o Flamengo (2 x 1) e Coritiba (3 x 2), e Goiás (2 x 0). A única derrota foi para o Grêmio (2 x 1).
BOM DIZER: Athletico e Botafogo, únicos que ainda não empataram em oito rodadas. O paulista Vinícius Araújo será o árbitro e a expectativa é de 25 mil torcedores na Arena da Baixada, que tem gramado sintético, tão bom quanto o do estádio Nilton Santos. Os técnicos não anteciparam as escalações, esperando pela reavaliação médica. Recuperado de luxação no ombro, em novembro, o goleiro Gatito foi reintegrado e será suplente. Em 2022 ele disputou 44 jogos.
CLASSIFICADO para o mata-mata das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Botafogo decidirá o 1º lugar do Grupo A com a LDU, 3ª feira (6), no estádio Casa Blanca, em Quito, na altitude de 2.734 metros da capital do Equador. Invictos, os times estão iguais em pontos (8), vitórias (2), empates (2), e no saldo de gols (5), mas o Botafogo é 1º, por ter feito mais gols que a LDU (9 a 7). O Botafogo sofreu 4 gols e a LDU, 2. Na última rodada, dia 28, Botafogo x Magallanes e LDU x Cesar Vallejo.
NA VOLTA DO EQUADOR, o Botafogo receberá o Fortaleza, dia 10, no estádio Nilton Santos, e sairá para os jogos com o Cuiabá, dia 22, e Palmeiras, dia 25. O primeiro jogo de julho será o clássico com o Vasco, domingo (2), com certeza com o estádio Nilton Santos lotado.
9ª RODADA COMEÇA NO NORDESTE
MAIORES CAMPEÕES em seus estados, Fortaleza e Bahia se enfrentam no único jogo da tarde de hoje (3), na Arena Castelão, abrindo a 9ª rodada. Pentacampeão em 2023, o Fortaleza tem 46 títulos cearenses, superando os 45 do arquirrival Ceará, 7º da atual Série B, e o Bahia, campeão em 2023, completou 50 títulos. No Brasileiro, o Fortaleza é 9º com 13 pontos, igual ao Cruzeiro (6º), Flamengo (7º), Fluminense (8º) e Bragantino (10º).
A SITUAÇÃO DO BAHIA é menos cômoda: 16º, com 7 pontos, se perder ou empatar, pode terminar a 9ª rodada no rebaixamento, se o Goiás, em casa, vencer amanhã (4) o Cuiabá (15º com 8 pontos). O Bahia perdeu três jogos como visitante: 1 x 2 Bragantino, de virada; 0 x 3 Santos; 0 x 2 Internacional e só venceu o Vasco (1 x 0). O Fortaleza, em casa, venceu o Fluminense (4 x 2) e o Vasco (2 x 0), e empatou com o Internacional (1 x 1) e com o São Paulo (0 x 0).
ÁRBITRO ESTREARÁ EM CLÁSSICO
CRUZEIRO x ATLÉTICO, o maior clássico mineiro, será apitado pela primeira vez pelo goiano Savio Sampaio, de 37 anos, único árbitro Fifa do Distrito Federal, irmão mais novo de Wilton Sampaio (41), que atuou na Copa do Mundo de 2022. O jogo será no Parque do Sabiá, segundo maior estádio de Minas, inaugurado em 27 de maio de 1982, com o 1º gol do volante Paulo Roberto Falcão, no amistoso Brasil 7 x 0 Irlanda do Norte, de preparação para a Copa do Mundo.
O CLIMA É TENSO, com a eliminação de Cruzeiro e Atlético da Copa do Brasil, e o técnico argentino Eduardo Coudet, sob forte pressão dos torcedores, admite entregar o cargo. O Atlético é 4º, com 14 pontos, em vitórias (4) e em gols (12 a 7), ao Cruzeiro, 6º com 13 pontos. O confronto de hoje (3), será apenas o segundo no Parque do Sabiá, onde o Atlético venceu o Cruzeiro por 4 x 3, em 2010, diante de 39.990 torcedores, a capacidade máxima.
O CRUZEIRO tem 50% de aproveitamento nos jogos como mandante do atual Campeonato Brasileiro: ganhou do Grêmio (1 x 0) e do Santos (2 x 1), perdeu para o Fluminense (2 x 0), no Mineirão, e para o Cuiabá (1 x 0), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O retrospecto do Atlético é praticamente igual como visitante: goleou o Cuiabá por 4 x 0 e venceu o Coritiba por 2 x 1, e perdeu para o Botafogo (2 x 0), e ficou no 0 x 0 com o Santos.
CORINTHIANS TENTA VENCER FORA
DEPOIS DE SAIR do rebaixamento, com 2 x 0 no Fluminense, o Corinthians tenta a primeira vitória como visitante na noite de hoje (3), na Arena Independência, em Belo Horizonte, onde o América Mineiro só venceu um dos quatro jogos: 2 x 1 no Fortaleza, após perder para o Fluminense (3 x 0), Cruzeiro (4 x 0) e Cuiabá (2 x 1). O América é penúltimo, com 4 pontos, 1 vitória, 1 empate, 6 derrotas e saldo negativo de 13 gols (7 a 20).
O CORINTHIANS, 14º com 8 pontos, 2 vitórias, 2 empates, 4 derrotas, saldo negativo de 4 gols (8 a 12), perdeu os quatro jogos como visitante: 1 x 3 para o Goiás, de virada; 1 x 2 para o Palmeiras; 0 x 3 para o Botafogo e 0 x 1 para o Flamengo. Ainda assim, e precisando subir no Brasileiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo poupará titulares para o jogo de 4ª feira (7) com o Del Valle, no Equador. Se não vencer, o Corinthians estará eliminado da Libertadores.
A PRIMEIRA VITÓRIA COMO VISITANTE
SANTOS E INTERNACIONAL farão o último jogo deste sábado (3), às 9 da noite na Vila Belmiro, onde o Inter tentará a primeira vitória como visitante, depois de três derrotas: 0 x 2 para o São Paulo e o Atlético Mineiro, e 1 x 3 para o Grêmio, e 1 x 1 com o Fortaleza. O Inter reagiu e subiu para o 13º lugar, com 3 vitórias, 1 empate, 4 derrotas, saldo negativo de 4 gols (7 a 11). O Santos, 12º com 11 pontos, 3 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, saldo de 1 gol (8 a 7), ainda não perdeu em casa: 3 x 2 no América Mineiro e 3 x 0 no Bahia, e 0 x 0 com Atlético Mineiro e Palmeiras.