O Flamengo manteve a liderança do Brasileirão 2019 com vitória muito fácil sobre o lanterna Avaí, que sofreu a décima derrota em dezoito jogos, na noite de hoje (7), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O artilheiro Gabriel fez o primeiro gol aos 11 e o zagueiro Pablo Mari ampliou aos 31. Reinier marcou o terceiro aos 8 do segundo tempo.

DO INÍCIO AO FIM – O Flamengo foi muito superior e o único susto que teve, aos 13 do segundo tempo, foi com a cabeçada do zagueiro Marquinhos Silva na trave direita. O gol de Gabriel foi em jogada iniciada por Piris da Mota e assistência de Reinier, que marcou seu primeiro gol como profissional com assistência de Gabriel, cuja chuteira quis engraxar. O gol de Pablo Mari foi de cabeça, após escanteio de Everton Ribeiro.

GABRIEL em 2019: 29 gols em 39 jogos, 16 no Maracanã. Fora do Rio, 9 gols, 4 no estádio Mané Garrincha, onde neste sábado (7), Dia da Independência, abriu o placar. 

AVAÍ – Vladimir, Yuri, Ricardo, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo (Mateus Barbosa, 29 do segundo tempo); Caio Paulista, Brener (Jonathan, intervalo) e Lourenço (Gustavo Ferrareis, 22 do segundo tempo). Técnico – Alberto Valentim. 

O Avaí, campeão catarinense, último colocado com 10 pontos em 18 rodadas – 1 vitória, 7 empates, 10 derrotas, 9 gols marcados e 25 sofridos – está mais perto da volta à Série B a cada rodada. Seu último jogo do turno será com o Atlético Paranaense, domingo (15), em Curitiba, e o primeiro do returno com o Atlético Mineiro, em Florianópolis.

EXPULSÃO – O atacante Gustavo Ferrareis foi bem expulso aos 45 do segundo tempo, por entrada de sola, bem maldosa, no joelho do lateral Rafinha. A árbitra Edina Alves Batista, com atuação correta, confirmou a expulsão após consultar o árbitro de video. R$3.957.192,90. 47.575 pagantes no estádio Mané Garrincha, todo em vermelho e preto.

FLAMENGO – Diego Alves, Rafinha, Rodolfo, Pablo Mari e Filipe Luis (Renê, 39 do segundo tempo); Piris da Mota (Vitinho, 16 do segundo tempo), Willian Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Gabriel  e Reinier (João Lucas, 31 do segundo tempo). Técnico – Jorge JesusCom 39 pontos – 12 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 41 gols pró e 18 contra -, o Flamengo termina o turno com o Santos, domingo (15), no Maracanã, e abre o returno com o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo