A Juventus manteve a liderança invicta com 16 vitórias em 17 jogos, ao vencer (1 x 0) a Roma, na Allianz Arena de Turim, norte da Itália, no único jogo deste sábado (22), na abertura da décima sétima rodada do Campeonato Italiano 2018-19. O gol foi do croata Mario Mandzukic, aos 35 do primeiro tempo, após cruzamento do lateral De Sciglio. Nos acréscimos, o árbitro de video anulou o segundo gol da Juventus, do brasileiro Douglas Costa, devido à falta do francês Matuidi no meia Zaniolo.

VITÓRIA 80 – Foi a octagésima vitória sobre a Roma, time que mais perdeu para a Juventus na história do campeonato. O gol de Mario Mandzukic foi o oitavo marcado pelo atacante croata de 32 anos, no clube desde 22 de junho de 2015, comprado por 19 milhões de euros do Atlético de Madrid. Mandzukic teve outras duas grandes chances, mas parou nas defesas do (excelente) Robin Olsen, goleiro sueco de 28 anos, 1,98m, que evitou a goleada porque também defendeu dois chutes de Cristiano Ronaldo.

OITO PONTOS – Com ataque mais positivo (34) e defesa menos vazada (8), a Juventus chegou aos 49 pontos em 17 jogos – 16 vitórias, 1 empate -, mantendo oito pontos à frente do vice-lider Napoli, que joga em casa neste domingo (23), no estádio Sao Paolo, com o Spal de Ferrara, décimo quinto com 16. A Inter de Milão, em terceiro com 32 pontos, visita o lanterna Chievo, no estádio Marcantonio Bentegodi. O Milan, quarto com 27, recebe a Fiorentina, em décimo com 22, no estádio de San Siro.

OS LÍDERES – O técnico Massimiliano Allegri manteve a base do time que lidera o campeonato desde a abertura: Szczesny, De Sciglio, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Pjanic (Emre Can, 26 do segundo tempo), Betancur, Dybala (Douglas Costa, 35 do segundo tempo) e Matuidi; Mandzukic e Cristiano Ronaldo, que, ficou muito irritado e deu uma sola na trave direita de Robin Olsen, depois que o goleiro sueco fez uma daquelas defesas consideradas impossíveis.

A Juventus garantiu o título (simbólico) de campeã de inverno e volta a jogar na próxima quarta (26), em Bergamo, com a Atalanta. Nessa vitória (1 x 0) sobre a Roma, o árbitro Davide Massa só mostrou cartões amarelos para jogar do time da capital, os meias N’Zonzi e Zaniolo, e no atacante Schick. Atual hepta campeã, a Juventus caminha firme para ganhar o oitavo título consecutivo, inédito na história dos clubes italianos.