COM A 22ª VITÓRIA, 9ª POR 1 x 0, 15ª SEM SOFRER GOL E 8ª EM 16 JOGOS COMO VISITANTE, O ATLÉTICO MINEIRO manteve a liderança isolada, ao derrotar (1 x 0) o Athletico Paranaense, diante de 7 mil pagantes, na tarde de hoje (16), na Arena da Baixada, em Curitiba, obrigando o Flamengo a vencer o Corinthians, na noite de amanhã (17), no Maracanã, para continuar mantendo a pouca chance de ainda ganhar o Campeonato Brasileiro pelo terceiro ano consecutivo.
OS 71 PONTOS DO FLAMENGO, bicampeão brasileiro em 2020, foram igualados pelo Atlético Mineiro, líder de 2021, com 22 vitórias, 5 empates, 5 derrotas e saldo de 29 gols (51 a 22), ao vencer o Athletico Paranaense, que poupou todos os titulares para a decisão da Copa Sul-Americana com o Bragantino, sábado (20), no estádio Centenário, em Montevidéu. Com a 16ª derrota, 6ª, em 17 jogos em casa, o Athletico pode cair duas posições e terminar a 32ª rodada em 14º lugar.
O GOL DA 22ª VITÓRIA DO LÍDER ATLÉTICO foi do meia-atacante argentino Matias Zaracho, de 23 anos, comprado do Racing de Buenos Aires em outubro de 2020. Zaracho recebeu boa assistência do ponta baiano Keno, melhor do jogo, e marcou seu 5º gol no campeonato, firmando-se como 2º artilheiro do Atlético em 2021, com 11 gols (Hulk tem 27). Jogos restantes, com Juventude, Fluminense e Bragantino, no Mineirão, e fora de casa, com Bahia e Grêmio.
ÚNICA DEFESA – O Atlético exerceu amplo domínio do jogo. A única defesa do goleiro Everson foi em cabeçada do zagueiro Fasson, após escanteio. O Atlético teve gol anulado de Hulk, por impedimento, aos 9 do segundo tempo, e uma bola na trave, chutada por Keno, aos 20. O árbitro Savio Sampaio, do Distrito Federal, interrompeu o jogo por quatro minutos, assim que deu a saída no 2º tempo, até que a confusão entre torcedores fosse desfeita pela polícia.
ARTILHEIRO – O ex-atacante Reinaldo, hoje aos 64 anos, seis anos consecutivos campeão mineiro, de 78 a 83, foi a Curitiba, a convite da torcida organizada, e assistiu de camisa regata e boné com escudo do Atlético. Com a maior média de gols (1.55 por jogo) em um Campeonato Brasileiro – 28 gols em 18 jogos, em 1977 -, ele é o maior artilheiro da história do clube (255 gols em 475 jogos), entre 1978 e 1983. A torcida o elegeu vereador três vezes em Belo Horizonte.
FLAMENGO FAVORITO – O retrospecto aponta o vice-líder Flamengo, com 60 pontos, favorito frente ao Corinthians, 5º, com 50 pontos, em jogo que o gaúcho Anderson Luis Daronco apitará, na noite de amanhã (17). Nos últimos 10 jogos, o Corinthians só venceu (2 x 1) na semifinal da Copa do Brasil de 2018. Desde então, o Flamengo ganhou 7, incluídos os quatro últimos, e o Corinthians só venceu um.
O FLAMENGO terá a volta do goleiro Diego Alves e só não contará com o lateral Isla, que está com a seleção do Chile nas eliminatórias, e o meia Arrascaeta, em fase final de recuperação. Motivado pela goleada de 4 x 0 no São Paulo, o time mantém o foco no tricampeonato brasileiro, mesmo com a atenção dividida com a final da Libertadores com o Palmeiras, dia 27, no Uruguai. O zagueiro David Luiz, recuperado de contusão na perna, deve ser mantido.
O ATAQUE MAIS POSITIVO tem escalação confirmada com Michael, que assumiu a artilharia do Campeonato Brasileiro, Gabriel e Bruno Henrique. O Flamengo marcou 14 gols e sofreu 4 nos últimos quatro jogos em que venceu o Corinthians, mas o time paulista garante que a motivação aumentou com a sexta vitória consecutiva, que não conseguia desde 2017. Os dois jogos seguintes do Flamengo serão como visitante, sábado (20), com o Internacional, e dia 23 com o Grêmio.
GRÊMIO RESPIRA – Mesmo precisando ganhar quatro dos últimos seis jogos, o Grêmio manteve a esperança de evitar o rebaixamento, ao ganhar por 3 x 0 dos reservas do Bragantino, nesta terça (16), na Arena Grêmio. Diego Souza, de pênalti, Lucas Silva e Jonata Robert marcaram os gols da 9ª vitória e o Grêmio é 18º com 32 pontos, menos 4 que o Juventude, primeiro do rebaixamento, que joga amanhã (17), em casa, com o Fluminense.
Fotos: Yahoo Esportes