O PORTO VOLTOU A VENCER O BENFICA POR 3 x 1, na noite de hoje (30), no estádio do Dragão, mantendo-se líder da Primeira Liga, após 16 rodadas, uma semana depois de ter eliminado o arquirrival da Taça de Portugal por 3 x 0. Foi a 14ª vitória na história do confronto, em que o Porto manteve a escrita de ganhar do Benfica, sempre que sai para o intervalo em vantagem por 2 x 0, esta noite com os gols de Fábio Vieira e Pepê, ex-Grêmio, estreantes no clássico.

O PORTO FEZ 2 x 0 EM TRÊS MINUTOS. O primeiro gol foi do meia Fábio Vieira, de 21 anos, aos 34 minutos, que substituiu Evanilson, ex-Fluminense, suspenso. Em contra-ataque fulminante, ele teve assistência do iraniano Mehdi Taremi e finalizou colocado. O segundo gol foi de Pepê, de 24 anos, ex-Grêmio, que se antecipou aos zagueiros e completou de cabeça o cruzamento do meia Otávio. Pouco antes, Pepê teve gol bem anulado por impedimento.

O BENFICA TENTOU A REAÇÃO no início do 2º tempo, mas ficou no gol de Yaremchuk, aos 2 minutos, com a 13ª assistência do meia Rafa Silva, líder do quesito no campeonato. Yaremchu tornou-se o segundo ucraniano a fazer gol no clássico, 23 anos depois de Kandaurov, que marcou 12 gols em 67 jogos pelo Benfica, em 1998. A expulsão do lateral André Almeida, aos 4 do 2º tempo, pela segunda falta dura, reduziu a capacidade de reação benfiquista.

O PORTO MANTEVE O AMPLO DOMÍNIO e consolidou a vitória com o terceiro gol, que o iraniano Taremi marcou aos 23, por entre as pernas do goleiro grego Vlachodimos, quebrando o jejum desde 26 de outubro sem gol. No final, jogadores e comissão técnica dedicaram a vitória e a volta à liderança ao presidente Pinto da Costa, que na véspera completou 84 anos, após se reunirem no grande círculo, mantendo a tradição de breve oração.

26 FALTAS, 6 AMARELOS – Atuação segura do lisboeta Hugo Miguel, de 44 anos, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa. Ele marcou 26 faltas – 13 de cada time – e fez seis advertências com cartão amarelo, punindo Fabio Cardoso, Pepê e Fabio Vieira, do Porto, e Gilberto, Vertonghen e André Almeida, bem expulso, após a segunda falta dura sobre o paraibano Otávio, que ficou com a perna direita sangrando. 

O TÉCNICO SERGIO CONCEIÇÃO trocou o goleiro argentino Marchesin, que havia jogado nos 3 x 0, pela volta do português Diogo Costa e manteve o esquema com três zagueiros: Zaidu, Fabio Cardoso e Mbemba; Fabio Vieira (Sergio), Vitinha, Otávio – Homem do Jogo – e Mateus Uribe; Pepê (Francisco Conceição), João Mário (Manafá e depois Corona) e Taremi (Toni Martinez). O colombiano Luis Diaz, vice-artilheiro do campeonato, ficou fora por estar infectado.

O BENFICA FOI DIRIGIDO por Nelson Veríssimo, que era assistente de Jorge Jesus e será mantido até o final do campeonato, de acordo com o anúncio do presidente Rui Costa. O time: Vlachodimos, Gilberto, Morato, Vertonghen e André Almeida; Weigl, Rafa Silva (Taarabt) e João Mário (Pizzi); Gonçalo Ramos (Seferovic), Everton (Diogo Gonçalves) e Yaremchuk. O uruguaio Darwin Nuñez, artilheiro do campeonato, não jogou por estar lesionado.

INVICTOS EM 16 RODADAS, PORTO E SPORTING estão iguais em pontos (44), vitórias e empates (2), mas o Porto lidera pelo saldo de gols (32 a 23), com 41 marcados e 9 sofridos; o Sporting marcou 30 e sofreu 7 gols. Terceiro, o Benfica sofreu a 3ª derrota, e com 37 pontos, ficou a 7 pontos do líder e do vice-líder. O Sporting de Braga manteve o 4º lugar, ao golear fora de casa o Arouca por 6 x 0, na tarde de hoje (30), no estádio municipal de Arouca.

LÍDER E VICE-LÍDER SERÃO VISITANTES na 17ª rodada. O Sporting jogará 6ª (7) com o Santa Clara, no estádio dos Açores, e o Porto, sábado (8), com o Estoril Praia, no estádio Antonio Coimbra da Mota, em Estoril. O Benfica receberá o Paços de Ferreira, domingo (9), no estádio da Luz, onde são esperados protestos pela má campanha da equipe, cada vez mais distante da briga pelo título.

Fotografia: Miguel Riopa/AFP / TSF / Futebol 365