O Sporting manteve a liderança isolada da Primeira Liga, tornando-se o primeiro time português com vaga direta na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, em 2021-2022, ao vencer por 2 x 0 o Rio Ave, na noite desta quarta (5), no estádio dos Arcos, em Vila do Conde, distrito do Porto. O primeiro gol foi de Pedro Gonçalves, de pênalti, igualando-se com 18 gols ao suíço Haris Seferovic, do Benfica, na artilharia do campeonato. Paulinho fez o segundo gol, uma pintura, de fora da área.

INVICTO – Com 24 vitórias e 7 empates, o Sporting está a três jogos de se tornar o terceiro campeão português invicto, igualando-se ao Benfica (1973) e ao Porto (2011 e 2013), e o primeiro, desde que o campeonato passou a ser disputado por 18 equipes. O próximo adversário é o Boavista, terça (11), em seu estádio José Alvalade, em Lisboa, onde também fará o último jogo, dia 19, com o Marítimo, antes do clássico do dia 15 com o Benfica, no estádio da Luz.

LÍDERES – Adan, Gonçalo Inácio, Coates (c) e Feddal; Luis Neto, Palhinha, Daniel Bragança e Nuno Mendes; Matheus Nunes, Paulinho e Pedro Gonçalves (Jovane Cabral) – o Sporting, do técnico Ruben Amorim, lisboeta de 36 anos, o mais jovem do Campeonato Português. Em 31 rodadas, 24 vitórias, 7 empates, saldo de 41 gols (56 a 15). Desde 1955-1956, com mais de 200 jogos na Liga dos Campeões da Europa, o Sporting só não conseguiu se classificar em 1976-1977 e em 2013-2014.

32 FALTAS – Fábio Veríssimo, de 38 anos, árbitro natural de Peniche, marcou 32 faltas (15 do Rio Ave) e fez nove advertências com cartão amarelo (5 do Sporting), e expulsou o meia Ricardo, do Rio Ave, aos 17 do segundo tempo, por falta dura em Paulinho. Marcou o pênalti com acerto, pelo toque intencional do lateral Ivo Pinto, do Rio Ave, que não reclamou. O Sporting deu oito chutes na direção do gol e o Rio Ave apenas um, sem perigo para o goleiro espanhol Adan, de 33 anos.

UMA FESTA – A Câmara Municipal de Lisboa homenageou o Sporting pela conquista do campeonato europeu de futsal, com a vitória dramática por 4 x 3 sobre o Barcelona, na decisão em Zaidar, cidade da Croácia. O economista Fernando Medina, de 48 anos, presidente da Câmara, condecorou com medalha os jogadores, o técnico e o presidente Frederico Varandas, lisboeta de 41 anos, médico de muito conceito, que revolucionou o futebol português com a campanha do Sporting.

CRISTIANO RONALDO – Os torcedores do Sporting estão agitados com a promessa de Cristiano Ronaldo de encerrar a carreira no clube que o revelou, ao terminar o contrato com a Juventus em junho de 2022. Ele só fez 5 gols em 31 jogos pelo Sporting e ganhou a Supertaça de Portugal de 2002, antes de ser vendido ao Manchester United, que o repassou ao Real Madrid, onde fez mais gols (458) do que jogos (450). Dolores, mãe de Cristiano Ronaldo, também tem muita paixão pelo Sporting.

BENFICA x PORTO – O clássico desta primeira quinta (6) de maio, no estádio da Luz, será decisivo para a segunda vaga de Portugal na Liga dos Campeões de 2022. O vice-líder Porto tem 70 pontos; o Benfica, terceiro, 66, mas na penúltima rodada disputará outro clássico, também em seu estádio, com o Sporting, mais interessado em manter a invencibilidade. Benfica x Porto, sob tensão, será apitado por Artur Soares Dias, único árbitro português na Eurocopa de seleções em junho e julho. 

Foto: O JOGO