LÍDER E COM O ARTILHEIRO DO CAMPEONATO, o Real Madrid voltou a perder neste primeiro domingo de 2022 para o Getafe por 1 x 0, no Coliseo Alfonso Perez, no município de Getafe, 14 km ao Sul de Madrid. O gol foi do atacante Enes Unal, de 24 anos, da seleção da Turquia desde 2015, aos 9 do 1º tempo, aproveitando falha grosseira do zagueiro Eder Militão, da seleção brasileira. 

A ÚLTIMA DERROTA DO REAL MADRID havia sido por 2 x 0 para o Espanyol, no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, no domingo, 3 de outubro de 2021, e o time do técnico italiano Carlo Ancelotti estava há 15 jogos sem perder. Ainda assim, o maior campeão espanhol com 34 títulos – mais oito que o Barcelona -, lidera com 46 pontos, mais 8 que o vice-líder Sevilha, que joga amanhã (3) fora de casa com o Cadiz, penúltimo com 14 pontos.

ENVERGONHADO – Mais que dono do jornal AS, de Madrid, que na próxima 5ª (6) completará 55 anos, o jornalista Alfredo Relaño, torcedor apaixonado do Real Madrid, escreveu: “Estou envergonhado por ver o time líder iniciar 2022 com exibição tão medíocre e perder para uma equipe frágil, que só quer se livrar do rebaixamento”. E foi ainda mais duro na crítica aos brasileiros Militão, pela falha no lance do gol, e Rodrygo, “atacante abaixo do nível Real Madrid”.

ARTILHEIRO DO CAMPEONATO COM 15 GOLS, o francês Benzema teve atuação apagada, assim como o espanhol Marco Asensio, substituído no intervalo pelo belga Eden Hazard. Rodrygo também saiu logo no início do 2º tempo e o espanhol Mariano Diaz, que o substituiu, também nada acrescentou. Das 28 faltas, 20 foram do Getafe, e dos 5 cartões amarelos, os dois do Real Madrid foram aplicados pelo árbitro Melero Lopez em Rodrygo e Casemiro.

O BARCELONA SUBIU BEM COM A 8ª VITÓRIA e terminou a 19ª rodada em 5º, com 31 pontos, ao vencer o Mallorca por 1 x 0, no estádio Iberostar, em Palma de Mallorca. O gol foi do atacante holandês Luuk de Jong, de 31 anos, aos 44 do 1º tempo. Emprestado pelo Sevilha, De Jong deve ser negociado na abertura da janela de transferências com o Besiktas, da Turquia, enquanto o Barcelona continua tentando fortalecer a equipe, mesmo enfrentando crise financeira.

RECORDE – Mallorca 0 x 1 Barcelona registrou recorde de faltas em um jogo da temporada 2021-22 de La Liga, como os espanhóis tratam seu campeonato. O árbitro Antonio Mateu Lahoz, de 44 anos, do Comitê de Arbitragem de Valencia, marcou 46 faltas, 24 do Barcelona, e aplicou 7 cartões amarelos, 5 do Mallorca. 

NOVO TÉCNICO – Há especulações em torno do novo técnico do Atlético de Madrid, após o argentino Diego Simeone, de 51 anos, completar 10 anos consecutivos à frente da equipe. Neste domingo (2), sem Simeone na área técnica, cumprindo isolamento, o time voltou a vencer, depois de quatro derrotas consecutivas, impondo-se ao Rayo Vallecano por 2 x 0, gols do argentino Angel Correa, no estádio Wanda Metropolitano, em Madrid.

ALÉM DO TÉCNICO, o Atlético de Madrid também não contou com quatro jogadores infectados: os espanhóis Koke e Herrera; o francês Griezmann e o português João Felix. O possível novo técnico será o ex-atacante Fernando Torres, de 37 anos, que marcou 131 gols em 410 jogos pelo Atlético de Madrid, e com a seleção da Espanha foi campeão da Copa do Mundo de 2010; da Liga dos Campeões 2011-12 e da Eurocopa 2012. O Atlético é 4º com 42 pontos.

MELHOR COMO VISITANTE, o Celta de Vigo, do técnico argentino Eduardo Coudet, de 47 anos, ex-Internacional, ganhou do Betis por 2 x 0, gols de Iago Aspas, no estádio Benito Villamarin, em Sevilha, mantendo-se em 12º com 23 pontos, após a 6ª vitória, e sem perder fora de casa desde outubro. Terceiro com 33 pontos, o Betis, do técnico chileno Manuel Pellegrini, de 68 anos, sofreu a 6ª derrota.

Foto: Lance!