Líder e único invicto do Campeonato Inglês – 15 vitórias, 1 empate -, oito pontos à frente do Leicester (46 a 38), o Liverpool vai ainda mais animado ao Mundial de clubes, ao se classificar em primeiro na fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer (2 x 0) o Salzburg, na noite de ontem (10), na quarta maior cidade da Áustria.

O LIVERPOOL dominou quase o jogo inteiro e o goleiro Alisson, titular da seleção brasileira, não fez uma só defesa difícil. Depois de 94 gols em 26 jogos na temporada, sendo 16 na Liga dos Campeões, foi o primeiro jogo em que o Salzburg não conseguiu fazer gol, por conta da marcação firme da defesa do atual campeão europeu. 

DOIS MINUTOS – Mesmo criando e dominando desde o início, o Liverpool só marcou os gols no segundo tempo, ambos de africanos. O primeiro, aos 13, do meia guineense Naby Keita, de cabeça, após cruzamento de Mané, e o segundo, aos 15, do atacante egipcio Salah, após cruzamento de Robertson, em que driblou o goleiro e fez sem ângulo.

O LIVERPOOL somou 13 pontos em seis jogos – 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota – e o Napoli, que goleou (4 x 0) o Genk, da Bélgica, com dois gols do croata Milic e um gol do  belga Dries Mertens, ficou em segundo com 12 pontos (3 vitórias, 3 empates). Salzburg 0 x 2 Liverpool, no Wals Stadion, registrou 28.850 torcedores.

ESCALAÇÃO – O técnico alemão Jurgen Klopp, de 52 anos, manteve o Liverpool completo: Alisson, Alexander-Arnold, Lovren (Joe Gomez, 8 do segundo tempo), Van Dijk e Robertson; Wijnaldum, Naby Keita (Origi, 42 do segundo tempo) e Henderson; Salah, Roberto Firmino (Milner, 30 do segundo tempo) e Mané.

UM CARTÃO, 13 FALTAS – Salzburg 0 x 2 Liverpool teve arbitragem tranquila de Danny Makkelie, de 36 anos, na FIFA desde 2011, e da equipe de elite da Polícia Federal da Holanda. Em alto nível disciplinar, o jogo só teve 13 faltas, quatro do Liverpool, único com jogador advertido com cartão amarelo, Mané, por reclamação, aos 6 do segundo tempo. 

GABIGOL – O goleiro Alisson, de 27 anos, 1,91m, no Liverpool desde julho de 2018, completou 64 jogos, por coincidência, número igual ao que disputou de 2016 a 2018 pela Roma, considera que a Inter de Milão não teve paciência com Gabigol – 1 gol em 10 jogos – e disse que o atacante do Flamengo tem potencial para jogar na Premier League.

ASAS CORTADAS – Boa parte dos jornalistas ingleses gosta de misturar análise com brincadeira. Foi o que fez Charlie Wyett, do tabloide The Sun (O Sol), ao escrever: “Certas bebidas energéticas afirmam dar asas ao consumidor, mas o Red Bull Salzburg teve as próprias asas cortadas”…

ANTES DA VIAGEM – O Liverpool fará sábado (14) o último jogo antes da viagem para o Mundial de clubes no Catar. Será com o Watford, lanterna do Campeonato Inglês, no Anfield Road, com os 55 mil lugares completos. A semifinal do Liverpool, dia 18, será com o vencedor de hoje (11), Al-Sadd, do Catar x Hienghene, da Nova Caledônia.

Foto: BARBARA GINDL / STF