SEM RAPHINHA, suspenso, e Savinho, lesionado, os canhotos Luiz Henrique e Estêvão, ambos convocados pela primeira vez, estão cotados para ocupar o lado direito do ataque da seleção no jogo de 6ª feira (6) com o Equador, o primeiro em eliminatórias do técnico Dorival Junior.
LUIZ HENRIQUE, de 23 anos, e Estêvão, de 17, são as referências de seus times no Campeonato Brasileiro, com atuações que têm feito a diferença na campanha positiva do líder Botafogo e do Palmeiras, 3º. O técnico há de estar pensando bem, para acertar na escolha.
EMBORA FALTEM ainda os treinos de hoje e amanhã (5), véspera do jogo, a seleção deve ser confirmada com Alisson, Danilo (c), Militão, Marquinhos e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Estêvão (Luiz Henrique), Pedro e Vinicius Jr.
OS MAIS CHEGADOS a Dorival Junior admitem que o técnico também poderia escalar o trio do Real Madrid – Rodrygo, Endrick e Vinícius Jr -, dando a Endrick a primeira chance como titular, após se sair bem, e com gols, nos dois primeiros amistosos com Inglaterra (1 x 0) e Espanha (3 x 3).
O TÉCNICO TEM A MISSÃO de tirar a seleção do incômodo 6º lugar, última posição que garante vaga direta na primeira Copa com 48 seleções, de vez que o 7º terá que disputar a repescagem. Desde 1954, quando disputou eliminatórias pela primeira vez, o Brasil nunca sofreu três derrotas consecutivas.
6ª FEIRA (6), no estádio Couto Pereira, em Curitiba, será o 13º confronto em eliminatórias, com 7 vitórias do Brasil, 3 empates e duas vitórias do Equador por 1 x 0, em 2002 e 2006. Na Copa América, duas goleadas históricas do Brasil: 9 x 1 em 1949, em São Januário, e 5 x 0 em 1983, no Serra Dourada.
APESAR DE TER iniciado as eliminatórias com menos 3 pontos, pela escalação irregular do zagueiro Byron Castillo, o Equador é o 5º, com 8 pontos, 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 2 gols de saldo (5 a 3), e o Brasil, 6º, com 7 pontos, 2 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 1 gol de saldo (8 a 7).
A 7ª RODADA das eliminatórias começa amanhã (5), na altitude de La Paz, com Bolívia x Venezuela, e Argentina x Chile, no Estádio Monumental de Buenos Aires. A Argentina lidera com 15 pontos, 5 vitórias, 1 derrota, saldo de 6 gols (8 a 2); o Chile, 8º, 5 pontos, 1 vitória, 2 empates, 3 derrotas, saldo negativo de 4 gols (3 a 7).
Foto: Montagem sobre CBF