A NOVE DIAS DE COMPLETAR 71 ANOS, Vanderlei Luxemburgo volta ao Corinthians depois de 22 anos, e já dirige o time, sem ter orientado sequer um treino, na noite desta 3ª (2) com o Del Valle, do Equador, pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores, na Arena Corinthians. Campeão brasileiro em 1998 e campeão paulista em 2001, com 63 vitórias, 33 empates, 39 derrotas e aproveitamento de 56,8%, em 135 jogos, nas duas primeiras vezes em que trabalhou no clube.

DEPOIS DA RECUSA de Tite e Mano Menezes, e da rejeição de Roger Machado, por quase 90% dos torcedores, Luxemburgo foi sugerido ao presidente por vários conselheiros e aprovado nas redes sociais pelos torcedores, cinco dias após Cuca ter entregue o cargo, após dirigir o time em apenas dois jogos. Luxemburgo foi aprovado pela experiência, liderança de grupo e a força que sempre mostrou no vestiário, com algumas viradas históricas das equipes que dirigiu.

LUXEMBURGO ASSUME, com o Corinthians em 2º no Grupo E da Libertadores, depois de perder por 1 x 0 em casa para o Argentinos Juniors, que lidera com 6 pontos, e de vencer o Liverpool por 3 x 0 no Uruguai. Corinthians e Del Valle têm 3 pontos, com uma vitória e uma derrota, mas o Corinthians é 2º, por 1 gol de saldo, com 3 marcados e 1 sofrido, enquanto o Del Valle fez 2 gols e sofreu 1. Só os dois primeiros se classificam para o mata-mata das oitavas de final.

LUXEMBURGO teve passagens marcantes no Palmeiras, com cinco títulos de campeão paulista, destacando-se o bicampeonato de 93-94, anos em que também foi bicampeão brasileiro. No Santos, foi campeão brasileiro em 2004 e bicampeão paulista em 2006-2007. No Bragantino, campeão brasileiro da Série B de 89 e campeão paulista de 90. Em Minas, ganhou a Tríplice Coroa no Cruzeiro, em 2003, campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil.

NO ATLÉTICO, Luxemburgo foi campeão mineiro em 2010. No Espírito Santo, campeão capixaba no Rio Branco em 83, e no Sport, campeão pernambucano em 2017. Com a seleção brasileira, ganhou a Copa América de 1999. Não foi bem-sucedido na Europa, ao bater de frente com os galácticos Zidane e Beckham, do Real Madrid, em 2005, quando os alas Cicinho e Roberto Carlos; o volante Julio Baptista, e os atacantes Robinho e Ronaldo Fenômeno também eram do time.

LUXEMBURGO completará 71 anos no próximo dia 10, nascido em maio de 1952, em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, a 42 km da capital do estado do Rio de Janeiro. Lateral de técnica razoável, melhor no apoio do que na marcação, iniciou na esquerda, perdendo a posição para Rodrigues Neto, e se adaptou à direita, onde passou a render mais, por ser destro. Foi do elenco do Flamengo, campeão carioca de 1972 (4 dos 27 jogos) e de 1974 (13 dos 27 jogos).

Fotos: Meu Timão e Marco de Bari/Placar