A volta de Vanderlei Luxemburgo ao comando de um time carioca coincide com o aniversário de 66 anos que ele vai comemorar amanhã, dia 10, convivendo em seu novo ambiente de trabalho. O Vasco acertou em contratar um profissional competente e qualificado, que conheci ainda como lateral no início de carreira no Flamengo, no começo dos anos 70. Poderia escrever muita coisa sobre sua trajetória, mas penso ser mais interessante mostrar os resultados de suas conquistas como técnico.
BRAGANTINO – Campeão brasileiro da Série B em 89 e campeão paulista em 90.
PALMEIRAS – Campeão paulista em 93, 94, 96 e 2008. Campeão brasileiro em 93 e 94.
CORINTHIANS – Campeão brasileiro em 98 e campeão paulista em 2001.
CRUZEIRO – Campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil em 2003.
SANTOS – Campeão brasileiro em 2004 e campeão paulista em 2006 e 2007.
ATLÉTICO – Campeão mineiro em 2010.
FLAMENGO – Campeão carioca em 2011.SPORT – Campeão pernambucano em 2017. Desde outubro de 2017, quando saiu do Sport, Luxemburgo estava fora do mercado, algo sem explicação para um profissional do seu nível elevado.
COISAS DISTINTAS – Pelo que sei, o presidente do Vasco teve que quebrar algumas resistências internas para contratar o técnico, simplesmente porque Luxemburgo sempre disse gostar do Flamengo, livre direito de escolha pessoal, incapaz de influir em seu profissionalismo.
Aos que não conhecem a história, Flávio Costa – técnico do primeiro tricampeonato 42-43-44 do Flamengo -, dirigiu o Vasco nos campeonatos invictos de 47 e 49, e no primeiro título do Maracanã, em 50. Desde 1939, quando campeão como técnico pela primeira vez, detém o recorde de títulos cariocas. A serviço dos arquirrivais, Flávio Costa foi um senhor profissional do futebol.
Luxemburgo, alegra-me registrar, nesta sua volta ao futebol do Rio, sua entrada em um clube da grandeza e da história do Vasco, que como bem disse Cyro Aranha, presidente do título invicto de 47, “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”. Parabéns, Vanderlei, pela sua volta e pelo aniversário amanhã, dia 10. Continue sendo muito feliz.
Foto: UOL Esporte