Site Manchester City
Manchester City não só manteve a vice-liderança, a quatro pontos do lider Liverpool, mas também estabeleceu o recorde de gols da temporada 2018-2019 da Europa, com 102 em todas as competições. O segundo é o Paris Saint Germain, com 90, depois dos 9 x 0 de sábado (19) sobre o Guingamp, lanterna na França, com pior ataque (14) e pior defesa (44), após 21 rodadas.
BRASILEIRO – O lateral Danilo, 27 anos, mineiro de Bicas, marcou seu primeiro gol, em seis jogos como titular na temporada 2018-19, com chute de fora da área, aos 18 do primeiro tempo. A bola desviou no zagueiro alemão Chris Schindler e tirou a chance de defesa do goleiro dinamarquês Jonas Lossl, 29 anos, 1,95m. No segundo tempo, o City fez os outros dois gols, em dois minutos: Sterling, de cabeça, aos 9, após cruzamento de Sané, que marcou o terceiro aos 11, com assistência de cabeça do argentino Sergio Kun Aguero.
DESPEDIDA – Em sua última temporada, André Marriner, 48 anos, que atua desde 2005 e foi árbitro Fifa até 2007, só mostrou um amarelo, aos quatro minutos do segundo tempo, para o apoiador Fernandinho, da seleção brasileira, por falta dura no jovem volante holandês Juninho Bacuna, 21 anos, em seu primeiro ano no time do Huddersfield. A maior honra do árbitro foi a de ter apitado, em maio de 2013, no mítico estádio de Wembley, a final da Copa da Inglaterra: Wigan 1 x 0 Manchester City.
AUSENTE – Dos quatro brasileiros do City, o único que não entrou em campo neste domingo foi Gabriel Jesus. Fernandinho foi poupado no segundo tempo e o goleiro Ederson – reserva de Alisson na seleção – e o lateral Danilo jogaram até o fim. O apoiador belga Kevin De Bruyne foi um dos destaques da vitória no estádio John Smith’s, onde os torcedores de Huddersfield – 310 km ao norte de Londres -, preferem o rugby, esporte que já teve três Copas do Mundo realizadas na cidade.
DIFERENÇA – Faltando quinze rodadas, o Liverpool mantém a vantagem de quatro pontos (60 a 56) sobre o Manchester City, que tenta o bicampeonato sob o comando do técnico espanhol Pep Guardiola. Na véspera, o Liverpool fez 4 x 3, em casa, no Crystal Palace, de Londres, sua décima nona vitória, com 54 gols marcados e 13 sofridos (defesa menos vazada). O City tem 18 vitórias e o ataque mais positivo (56), enquanto a defesa sofreu 17. O egípcio Salah, do Liverpool, lidera a artilharia com 16.
Os três times de Londres estão bem abaixo do líder e do vice-lider. O Tottenham, do argentino Maurício Pochettino, é terceiro com 48 pontos. O Chelsea, do italiano Maurizio Sarri, tem 47 pontos, e o Arsenal, do espanhol Unai Emery, que sábado (19) ganhou (2 x 0) o clássico com o Chelsea, aparece em quinto com 44 pontos, à frente do Manchester United – sexto com 44 – só pelo saldo de gols. O United chegou à sexta vitória consecutiva em seis jogos, desde que o norueguês Solskjaer substituiu o português José Mourinho, após resultados negativos e desentendimento com os principais jogadores.