A redução do intervalo mínimo de 66 horas para 48 horas, entre um jogo e outro, ficou decidida entre a Confederação Brasileira de Futebol e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, e será aplicada em outubro, com a maratona de jogos da décima sexta à vigésima rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo terá que jogar com o Goiás, terça (13), jogo atrasado da décima primeira rodada, e sexta (15), com o Bragantino, pela décima sexta rodada. Haja fôlego de gato.

FLAMENGO – A maratona do Flamengo em outubro: dia 13, com o Goiás, em Goiânia; dia 15, com o Bragantino, no Maracanã; dia 18, com o Corinthians, e dia 25 com o Internacional, ambos como visitante. Em novembro, pela décima nona rodada, o Flamengo jogará dia 1 com o São Paulo, no Maracanã, e dia 7, no Mineirão, com o Atlético, abrindo o segundo turno. Bom lembrar: a Copa do Brasil vai sobrecarregar ainda mais o calendário rubro-negro.

FLUMINENSE – O intervalo dos jogos do Fluminense em outubro só será reduzido nos dois primeiros jogos: dia 13, no Mineirão, com o Atlético, e dia 17, no Maracanã, com o Ceará. Nas rodadas 18 e 19, o intervalo será de uma semana, com o jogo do dia 24, com o Santos, no Maracanã, e o jogo do dia 31, com o Fortaleza, na Arena Castelão. E mais uma semana de intervalo para o jogo de abertura do segundo turno, com o Grêmio, dia 8 de novembro, no Maracanã.

BOTAFOGO – A maratona de quatro jogos do Botafogo é de todas a mais suave entre os times cariocas: dia 19 de outubro, com o Goiás, no estádio Nilton Santos; dia 25, com o São Paulo, no Morumbi, e na primeira semana de novembro, dia 1, no estádio Nilton Santos, com o Ceará, dia 7, em Salvador, o jogo de abertura do segundo turno com o Bahia. Bom dizer que Botafogo x Bahia, da primeira rodada, que seria dia 9 de agosto, ficou para a noite de hoje (30), no estádio Nilton Santos.

VASCO – Tanto quanto o Botafogo, o Vasco não chegará a ser sacrificado. A maratona a cumprir só terá intervalo curto nas rodadas 17 e 18, em outubro, dia 17, com o Internacional, na Arena Beira Rio, e dia 21, com o Corinthians, em São Januário. O espaço ficará maior nos dois primeiros jogos de novembro: dia 1, com o Goiás, no Estádio Olímpico de Goiânia, e dia 8, com o Palmeiras, abrindo o segundo turno, em São Januário. Bom dizer: Palmeiras e Vasco ainda não fizeram o jogo do turno.

SETE FÔLEGOS – Os estudiosos acreditam que a lenda dos sete fôlegos do gato nasceu na Idade Média, quando as bruxas tinham muita ligação com os felinos, principalmente com os pretos. Os ingleses preferem crer em nove e não em sete fôlegos. Em seu livro Cuidado com o gato (Beware the cat), William Baldwin escreveu em 1584: “É permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato por nove vezes”. Já em 1546, John Heywood, outro renomado autor, fez uma coletânea de provérbios, em que um dizia: “A mulher, assim como o gato, tem nove vidas”.

Imagem: Terceiro Tempo