Kylian Mbappé, 19 anos, 1,78m, nascido em Paris, eleito melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2018, que ganhou com a seleção da França, foi o destaque neste domingo (7) da goleada (5 x 0) sobre o Lyon, que manteve o PSG com 100% de aproveitamento na liderança do campeonato, após nove vitórias em nove rodadas. Mbappé sofreu o pênalti que Neymar converteu logo aos nove minutos e no segundo tempo os seus quatros gols.
13 MINUTOS – Foi o tempo de que o jovem Mbappé, 19 anos, precisou para marcar os quatro gols na volta do intervalo, depois de sofrer o pênalti que Neymar – agora batedor oficial do time – converteu logo aos nove minutos. Mbappé fez 2 x 0 aos 16 minutos, ampliou para 3 x 0 aos 21, aumentou para 4 x 0 aos 24 e fechou a goleada (5 x 0) aos 29 minutos. Portanto, entre o primeiro e o quarto gol que marcou, o tempo não passou de 13 minutos.
BOLA DO JOGO – No final, com seu sorriso simples de garoto humilde, Kylian Mbappé recebeu a bola do jogo das mãos do árbitro, prêmio para os que fazem, pelo menos, três gols no jogo. Ele foi aplaudido pelos companheiros e adversários e os 45 mil torcedores também batiam palmas no Parque dos Príncipes. O PSG lidera o campeonato com 27 pontos e o segundo colocado, com 19, é o Lille, do norte do país, que ganhou (3 x 1) do Saint Etienne.
EXPULSÕES – PSG e Lyon ficaram com menos um jogador ainda no primeiro tempo. O zagueiro Kimpembe, do PSG e da seleção francesa campeã do mundo, recebeu o cartão vermelho direto, aos 34, por falta dura no atacante NDombèlé, e o apoiador Tousart, do Lyon, puxou Mbappé pela camisa, quando o atacante arrancava para o contra-ataque, recebeu o segundo amarelo e o vermelho, aos 39.
RECORDE – Os quatro gols que Mbappé marcou nos 5 x 0 sobre o Lyon, destaque em todos os jornais e programas esportivos da noite deste domingo (7), na França, representam o recorde de ter sido o mais jovem da história a fazer quatro gols nos últimos 45 campeonatos nacionais franceses. Mbappé vai completar 20 anos dia 20 de dezembro. Ele nasceu cinco meses depois que a França ganhou sua primeira Copa do Mundo em 1998, e foi campeão em 2018, dirigido pelo técnico Didier Deschamps, meio-campo e capitão na final de 98 com 3 x 0 no Brasil.
145 MILHÕES – Depois de participar de 41 jogos e marcar 16 gols pelo Mônaco, campeão francês em 2015, Mbappé despertou o interesse do PSG, que primeiro o contratou por empréstimo e só em 31 de agosto de 2017 foi que conseguiu comprá-lo, mediante 145 milhões de euros, segundo transação da história do clube, após tirar Neymar do Barcelona.
AFRICANOS – Kylian Mbappé nasceu nos arredores de Paris para onde seus pais se mudaram ao saíram da África. O pai dele, Wilfried, nascido na República dos Camarões, também é seu agente, que cuida de tudo de seus contratos como jogador e modelo. Sua mãe, Fayza, ex-jogadora de handebol da seleção da Argélia, nasceu na capital Argel.
MBAPPÉ lamentou não ter igualado na goleada de 5 x 0 do PSG sobre o Lyon, neste primeiro domingo (7) de outubro, o recorde de cinco gols que conseguiu pela seleção francesa em um só jogo, ao conquistar o Campeonato Europeu sub-19, em 2016, antes de completar 18 anos.
Foto: site sports.orange.fr