Messi ganhou o desempate de melhor do mundo com Cristiano Ronaldo, que pressentiu o resultado e não foi à festa da premiação, na noite de ontem (23), no Teatro Scala, de Milão, com a lotação completa de dois mil lugares. Foi o sexto prêmio de melhor do mundo de Messi, feliz ao lado da mulher Antonella e dos filhos Thiago e Mateo.
A DECISÃO – Messi foi bicampeão espanhol e artilheiro da Europa com 51 gols em 50 jogos, enquanto Cristiano Ronaldo não teve na primeira temporada na Juventus, embora campeão italiano, o destaque de artilheiro dos nove anos no Real Madrid. O desempenho e os gols decidiram em favor de Messi, que repetiu 2009-10-11-12 e 2015.
SEIS VEZES – Apesar de Cristiano Ronaldo ter mostrado sorriso irônico, quando do anúncio de que Messi estava concorrendo como atacante, é bom lembrar que o craque argentino do Barcelona já foi seis vezes artilheiro das Ligas europeias. Antes das três últimas – 17-18-19 -, Messi foi quem mais balançou as redes em 2010-12-13.
CRISTIANO RONALDO ganhou os cinco prêmios de melhor do mundo em 2008-13-14-16-17, com o suporte dos nove anos no Real Madrid, onde fez mais gols (450) do que jogos (438). Foi o ponto alto do total de 421 gols em 550 jogos de sua notável carreira. Cristiano Ronaldo ganhou The Best (O Melhor, em inglês) em 2016-17, e o croata Luka Modric, meia do Real Madrid, foi o ganhador em 2018.2019 marca o primeiroThe Best de Messi, forte concorrente à próxima Bola de Ouro, dia 2 de dezembro, em Paris.
BOM DIZER – O zagueiro holandês Virgil Van Dijk, do Liverpool, campeão da Liga dos Campeões, concorria com Messi e Cristiano Ronaldo, mas ficou muitos votos abaixo. Só o croata Luka Modric foi capaz de quebrar, em 2018, a hegemonia do argentino e do português, ao se destacar na campanha do Real Madrid, campeão da Champions, e da Croácia, vice-campeã do mundo na Rússia.
Convém também lembrar que Messi e Cristiano Ronaldo começaram a dividir o palco da premiação em 2008, uma temporada depois de Kaká, então no Milan, ter sido o último brasileiro a ganhar o prêmio de melhor do mundo. Durante 10 anos consecutivos, o prêmio foi entregue a Messi ou a Cristiano Ronaldo. Até que Messi desempatou em 6 x 5.
Foto: Daily Mail