A presença de Messi, de volta à seleção argentina após oito meses, garante os novos recordes de público nos amistosos da próxima sexta (22) e da próxima terça (26) com as seleções da Venezuela e do Marrocos. Sexta, a Argentina joga com a Venezuela, no Wanda Metropolitano, do Atlético de Madrid, com os 67 mil ingressos vendidos (80% para os torcedores argentinos que vivem na Espanha), e terça (26), em Tânger, cidade do norte do Marrocos, noroeste da África, com os 45 mil ingressos do estádio Ibn Battouta esgotados há mais de um mês.

NO REAL MADRID – O ex-lateral-direito Lionel Scaloni, de 40 anos, técnico da seleção argentina inicia os treinos hoje (19) na Cidade Esportiva do Real Madrid, em Valdebebas, região nordeste de Madrid, perto do aeroporto internacional de Barajas. É o mais moderno e bem equipado centro de treinamento da Europa. Scaloni não entendia a seleção sem Messi e voltou a convocá-lo. Eles nasceram na mesma cidade, Rosário, região central da Argentina, 300 km ao noroeste da capital Buenos Aires.

O GOL NO MUNDO -Os três gols que Messi marcou domingo, na goleada (4 x 1) sobre o Betis, em Sevilha, rodaram o mundo ontem (18). O terceiro gol, encobrindo o goleiro com um toque de rara sutileza, no ângulo, foi descrito como “a mais recente obra-prima do gênio”. Foi o hat-trick 51 da carreira do craque argentino, segundo melhor da história, depois do incomparável e eterno Rei Pelé – o Atleta do Século 20.

MESSI vai completar na próxima sexta (22) 129 jogos com a camisa da seleção argentina, com 65 gols marcados: 59 de canhota, 4 de pé direito (o do acelerador), 6 de falta, 13 de pênaltis. Os 65 gols foram distribuídos em 30 amistosos, 21 jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, 8 em jogos da Copa América e 6 em jogos da Copa do Mundo. Na seleção, Messi só jogou menos que Javier Mascherano – 147 jogos, 84 vitórias – e Javier Zanetti – 142 jogos, 80 vitórias. Messi vai completar sexta (22), 139 jogos, com 77 vitórias.

HAT-TRICK NA SELEÇÃO – Em seus 138 jogos pela seleção, Messi fez três gols em seis. Em 2012, nos 3 x 1 sobre a Suíça, e nos 4 x 3 sobre o Brasil. Em 2013, nos 4 x 0 na Guatemala. Em 2016, nos 5 x 0 no Panamá, pela Copa América. Em 2017, nos 3 x 1 no Equador, pelas eliminatórias, e em 2018, nos 5 x 1 no Haiti, em amistoso.

UM ANO DA GOLEADA – A seleção argentina não tem boa lembrança de seu último amistoso na Espanha. Na próxima terça (27), faz um ano que a Argentina foi goleada (6 x 1) pela Espanha, quando as duas seleções se preparavam para a Copa de 2018. O jogo foi no estádio Wanda Metropolitano, em Madrid: Espanha 6 x 1 Argentina, gols de Isco (3), Iago Aspas e dos brasileiros Diego Costa e Thiago Alcântara. O zagueiro Nicolás Otamendi fez o gol argentino. Detalhe: Messi não jogou.

Foto: GABRIEL BOUYS / AFP