Escolha uma Página

Crédito: Heino Kalis/Reuters

Messi voltou a comandar o Barcelona, líder isolado do campeonato, ao marcar três gols e participar dos outros dois nos 5 x 0 sobre o Levante, na noite deste domingo (16), diante de 23.736 torcedores, no estádio Cidade de Valencia, no encerramento da décima sexta rodada. Foi o primeiro hat-trick de Messi no atual campeonato e seu desempenho foi classificado como monstruoso pelos observadores, que disseram ser impossível conter o time do Barcelona.

ARTILHEIRO – Messi é o artilheiro do campeonato com 14 gols. O uruguaio Luis Suárez, seu companheiro de ataque, divide com outro uruguaio, Cristian Stuani, do Girona, a vice-artilharia com 11, e o terceiro é o espanhol Iago Aspas, do Atletico de Bilbao, com 10. O Barcelona tem o ataque mais positivo (46) e o Atlético de Madrid, terceiro colocado, a defesa menos vazada (12). Em 160 jogos foram marcados 409 gols, com a média de 2,55 gols por jogo.

ÚNICA DERROTA – O Barcelona deixou de ser campeão invicto em 2017-18, por ter sofrido para o Levante, no estádio Cidade de Valencia, onde goleou neste domingo (16), a única derrota da temporada anterior. Por isso, o time entrou com vontade de golear e já saiu para o intervalo com 2 x 0, ao fazer dois gols em oito minutos. Luis Suárez abriu o placar aos 35, com passe de Messi, após driblar dois marcadores, e Messi fez 2 x 0 aos 43, com passe do volante Busquets.

NO SEGUNDO TEMPOMessi ampliou para 3 x 0, logo no primeiro minuto, após cruzamento de Jordi Alba e o passe final do chileno Arturo Vidal. Com o cruzamento de trivela de Luis Suárez, o craque do jogo fez seu terceiro gol aos 14, mas 4 x 0 era pouco. O Barcelona queria mais, e Messi deu uma assistência açucarada para o zagueiro Piqué fechar a goleada aos 46 minutos, quando o Levante já estava com 10, devido à expulsão do zagueiro Cabaco, aos 32, por falta dura no atacante Dembélé. 

OS BRASILEIROS Arthur, ex-Grêmio, e Philippe Coutinho só entraram no segundo tempo. Arthur substituiu o holandês Vermaelen, que formou com Piqué e o belga Lenglet a linha de três zagueiros, porque pouco antes do jogo o lateral português Nelson Semedo se queixou de dores no joelho esquerdo e foi vetado, obrigando o técnico Ernesto Valverde a mudar o esquema. Philippe Coutinho substituiu Arturo Vidal aos 32 minutos. A outra mudança foi Denis Suárez, no lugar de Dembélé, aos 35.

31 EXPULSÕES – Em 160 jogos do Campeonato Espanhol, 804 cartões amarelos, média de 5,02 por jogo. Foram aplicados 31 cartões vermelhos. Os analistas da Real Federação Espanhola de Futebol, que exerce domínio total da competição, consideram satisfatório o nível disciplinar. O árbitro José Luiz Gonzalez, 44 anos, natural de Pontevedra, apita na Série A desde 2009 e em Levante 0 x 5 Barcelona marcou 21 faltas (12 do Levante), mostrou 5 amarelos e 1 vermelho.

PRÓXIMA VÍTIMA -O Barcelona volta ao seu Camp Nou – 92 mil lugares -, sábado (22) para o jogo com o Celta de Vigo, região da Galícia. Nesta segunda (17), os dirigentes do Barcelona aproveitarão a reunião do sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões para tentar concluir com o Ajax (Holanda) a contratação do zagueiro Jong Matthijs e do meia Frenkie de Jong, ambos de 18 anos, disputados também por Manchester City, Bayern de Munique, PSG e Juventus.

VAN DER SAAR – O ex-goleiro, 1,97m, recordista de jogos (130) pela seleção da Holanda, é um dos atuais dirigentes do PSV. Entre 2005 e 2011, quando fez 266 jogos no Manchester United, foi considerado o melhor goleiro da história do clube inglês, depois da coincidente participação em 312 jogos tanto no Ajax de Amsterdam quanto na Juventus de Turim.

MARC OVERMARS – O ex-meia, que também por incrível coincidência, disputou 141 jogos pelo Ajax – 92 a 97 – e pelo Barcelona – 2000 a 2004 -, é outro dirigente do clube holandês. Overmars teve duas participações em Copas do Mundo pela Holanda, perdendo (3 x 2) para o Brasil, em 94, nos Estados Unidos, e em 98 na França. Bom dizer: os dois jogadores pretendidos por quatro clubes já manifestaram preferência pelo Barcelona. Tanto eles quanto seus pais.