NA ESTREIA DOS CAMPEÕES do mundo de 2022, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, Messi marcou o gol da vitória sobre o Equador por 1 x 0, em primorosa cobrança de falta, aos 33 minutos do 2º tempo, na noite de ontem (7), diante da lotação máxima de 84 mil espectadores, e igualou o recorde de Luis Suarez, seu ex-parceiro no Barcelona, de 29 gols, de artilheiro da história das eliminatórias.
COM O GOL, encobrindo a barreira de cinco, que saltou, porque tinha a cobertura de mais um deitado, Messi tornou-se também o principal artilheiro das seleções sul-americanas nas eliminatórias, 104 gols em 175 jogos. O capitão da seleção argentina, que pela primeira vez usou braçadeira vermelha, já havia conseguido o recorde de mais jogos (26) em Copas, ao ganhar seu primeiro Mundial em 2022 no Catar.
MESSI ALCANÇOU o recorde de Luis Suarez, de 29 gols, ao completar 61 jogos na noite de ontem (7), enquanto Luis Suarez, não convocado para os dois primeiros jogos do Uruguai, nas eliminatórias de 2023, fez 29 gols em 62 jogos. Ao ser substituído por Palácios, aos 43 do 2º tempo, Messi passou a braçadeira de capitão a Di Maria. No fim do jogo, tirou a camisa e a ofereceu ao goleiro Hernan Galindez, seu amigo de juventude em Rosário, onde nasceram. Galindez se naturalizou equatoriano, joga no Aucas, de Quito, e na seleção desde 2021.
A ARGENTINA EXERCEU amplo domínio, mas só melhorou mesmo na volta do intervalo, quando aumentou a pressão, depois do chute de Lautaro Martinez na trave como único lance de perigo do primeiro tempo. O árbitro colombiano Wilmar Roldan marcou 22 faltas (13 do Equador), mas só aplicou dois cartões amarelos, no argentino Molina e no equatoriano Valencia. O zagueiro Arboleda, que joga no São Paulo, teve outra grande atuação pelo Equador.
A SELEÇÃO DO EQUADOR está disputando as eliminatórias com menos três pontos, punida pela FIFA por informações falsas sobre o lateral Byron Castillo, em 2022, nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. A última das quatro Copas de que a seleção equatoriana participou foi a de 2014 no Brasil, eliminada nas oitavas de final. O espanhol Felix Sanchez, catalão de 47 anos, é o técnico da seleção atual, após a demissão do argentino Gustavo Alfaro.
PARAGUAI E PERU ficaram no 0 x 0, na noite de ontem (7), no Estádio Antonio Aranda, em Ciudad del Este, em jogo de duas bolas na trave peruana e uma bola no travessão paraguaia, chutada por Paolo Guerrero. O Peru jogou todo o 2º tempo com 10, com a expulsão do lateral Luis Advíncula, por dois cartões amarelos, no último lance do 1º tempo. O zagueiro Gustavo Gomez, capitão do Palmeiras e da seleção paraguaia, teve duas grandes chances de gol.
A COLÔMBIA venceu a Venezuela por 1 x 0, gol do atacante Santos Borré, aos 46 minutos do 1º tempo, no Estádio Metropolitano de Barranquilla, em jogo bem apitado pelo gaúcho Anderson Luis Daronco. O técnico argentino Nestor Lorenzo, ex-zagueiro de 57 anos, resumiu: “Não foi simples. Sofremos além da conta”. Santos Borré, de 27 anos, autor do gol, joga na Alemanha pelo Werder Bremen, emprestado pelo Eintracht Frankfurt.
HOJE ( 8 ), antes de Brasil x Bolívia, o Uruguai recebe o Chile no Estádio Centenário, em Montevidéu, palco histórico da final da primeira Copa do Mundo em 1930: Uruguai 4 x 2 Argentina.
Foto: Trivela e Ap News