Escolha uma Página

Depois de ganhar 18 dos 35 jogos no estádio Mestala, onde o Barcelona não perdia para o Valencia há 12 anos, Messi sofreu a quarta derrota, em noite de pouca inspiração, neste sábado (25), o que deve valer a perda da liderança para o Real Madrid, favorito do jogo deste domingo (26) com o Valladolid, mesmo como visitante. O Valencia é o terceiro que mais sofreu gols (28) de Messi, depois do Atlético de Madrid (31) e do Sevilha (37), mas, desta vez, não conseguiu acertar nem mesmo em quatro faltas, todas sem perigo.

NOITE DO ALEMÃO – No terceiro jogo sob o comando do recém contratado Enrique Setién, técnico espanhol de 61 anos, quem se destacou foi o alemão Ter Stegen, goleiro de 27 anos, 1,87m, com defesas notáveis, a primeira logo aos 10 minutos, na cobrança de pênalti do atacante uruguaio Maxi Gomez, de 23 anos. Não seria exagero se o Valencia houvesse saído para o intervalo com vantagem de três ou quatro gols, ao invés do 0 x 0.

BRASILEIROS – O melhor foi Gabriel Paulista, zagueiro de 29 anos, 1,88m, que completou 109 jogos pelo Valencia desde 2017, comprado do Arsenal de Londres. Ele teve um gol anulado, aos 35 do segundo tempo, por falta em Busquets. O atacante carioca Rodrigo Moreno só entrou aos 10 do segundo tempo no lugar de Kevin Gameiro. No Barcelona, o volante Arthur, sem boa atuação,foi substituído pelo chileno Arturo Vidal, aos 11 do segundo tempo.

GOL CONTRA – O primeiro gol foi contra do lateral Jordi Alba, logo aos três minutos do segundo tempo, desviando o cruzamento do uruguaio Maxi Gomez, que fez o segundo gol aos 33. Maxi esteve no radar do Barcelona, mas a proposta não agradou o Valencia. Ele ocuparia a vaga do compatriota Luis Suárez, que convalesce de cirurgia no joelho e só deve jogar em maio. A falta de um goleador passou a ser tormento para o atual bicampeão espanhol.

29 FALTAS – Acima da média dos jogos de La Liga, como o campeonato espanhol é tratado, Valencia 2 x 0 Barcelona registrou 26 faltas, 16 do Barcelona, que teve três dos quatro advertidos com cartão amarelo – Piqué, Busquets e Umtiti – pelo árbitro Jesus Gil Manzano, de 35 anos, formado em Ciências Ambientais, que chegou aos 138 jogos em oito anos na Real Federação Espanhola de Futebol. 

VINÍCIUS FORA – O francês Zinedine Zidane, técnico do Real Madrid, não incluiu Vinícius Júnior entre os convocados para o jogo deste domingo (26) com o Valladolid, décimo quinto colocado, no estádio José Zorrilla – 26 mil lugares -, a 217 km de Madrid. O ex-atacante do Flamengo continua em baixa, mesmo com alguns desfalques no time, como os de Bale, Hazard e Asensio, por contusão, e de Carvajal, por suspensão. O atacante Rodrygo, ex-Santos, foi incluído.

O REAL MADRID está igual em pontos (43) ao Barcelona, que sofreu a quarta derrota em 21 jogos – 13 vitórias, 4 empates -, e até mesmo com o empate será o novo líder. O Real Madrid ganhou 12 jogos, empatou 7 e só perdeu 1, marcando menos gols que o Barcelona (38 a 50), mas também sofrendo bem menos (13 a 25). Desde que ganhou a Supercopa da Espanha, derrotando o Atlético de Madrid, no Catar, o Real Madrid apresenta boa ascensão.

Foto: Marca