Escolha uma Página

Daily Mirror

A situação estava meio complicada e ficou pior aos 12 do segundo tempo, quando o dinamarquês Martin Braithwaite, 27 anos, empatou para o Leganés, silenciando os 50.670 torcedores no Camp Nou. O Barcelona havia feito 1 x 0, gol do francês Dembélé, aos 32 do primeiro tempo, e passou então a se sentir ameaçado com o esboço de reação do time visitante.

O técnico Ernesto Valverde tirou Messi do banco de reservas e o craque decidiu: aos 26, com chute forte de fora da área que o goleiro espanhol Ivan Cuéllar, 34 anos, 1,87m, rebateu, e o uruguaio Luis Suarez aproveitou para fazer 2 x 1. Nos acréscimos de cinco minutos, Messi marcou o terceiro gol, de pé direito, aos 47, após tabela com o lateral Jordi Alba.

OUTRA MARCA – Messi passou a ser o jogador que mais fez gol na história do Campeonato Espanhol, entre os que iniciaram os jogos na reserva. Com o que marcou na noite deste domingo (20), o terceiro da vitória (3 x 1) sobre o Leganés, o maior artilheiro de todos os tempos do Barcelona chegou aos 22 gols. Ele entrou aos 18 do segundo tempo no lugar do meia Carles Aleñá, 21 anos, formado na base do clube e que fez seu jogo 18 no time principal.

PRECISÃO – Com a entrada de Messi, que rege como poucos a orquestra de um time, o Barcelona duplicou a troca de passes certos na noite deste domingo no Camp Nou, chegando aos 683, enquanto o Leganés só conseguiu trocar 199 passes. Nem é preciso dizer, só lembrar: o Barcelona é um sem Messi e outro, bem diferente, com Messi. Diferença da água para o vinho.

BRASILEIROS – Nenhum dos três jogadores brasileiros teve boa atuação no primeiro jogo do líder no returno do campeonato. O apoiador Arthur foi substituído por Ivan Rakitic aos 18 do segundo tempo. Malcolm entrou no lugar de Dembélé, que se contundiu aos 22 do segundo tempo, e Philippe Coutinho, o mais apagado, esteve em campo até o fim.

Onefootball Deutsch

100 JOGOS – O Barcelona exibiu um vídeo no telão do estádio, congratulando-se com o goleiro alemão Ter Stegen, 26 anos, 1,88m, pelo centésimo jogo no Campeonato Espanhol. Ele estreou no Barcelona em 2014, depois de quatro temporadas no Borussia Monchengladbach, único time que defendeu na Alemanha. Foi três vezes campeão espanhol e ganhou uma Liga dos Campeões da Europa.

SEM VAR – O árbitro de vídeo só é utilizado em último caso no Campeonato Espanhol. Os jogadores do Leganés reclamaram de possível falta de Luis Suarez no goleiro Ivan Cuéllar, no lance do segundo gol, mas o árbitro Ricardo de Burgos ignorou o protesto. O árbitro de video não foi acionado. Das 30 faltas, 18 cometidas pelo Leganés. Cada time teve três advertidos com cartão amarelo.

CINCO PONTOS – Depois de vinte rodadas – são ao todo 38 -, o Barcelona mantém a vantagem de cinco pontos sobre o vice-lider Atlético de Madrid: 46 a 41. Dos 510 gols – média de 2.56 gols por jogo -, o Barcelona – melhor ataque – marcou 56, mas tem a segunda melhor defesa (21) porque a do Atlético de Madrid sofreu 13 gols. O Real Madrid, terceiro, está 10 pontos atrás do Barcelona e com menos 26 gols marcados, reflexo da saída de Cristiano Ronaldo, artilheiro do Italiano na Juventus.